Diversidade é marca registrada do Fuegos, festival dedicado ao churrasco que vai muito além de carne de boi ou porco, em que assadores do Brasil a fora são convidados a usarem a criatividade em preparos na brasa.

 

No total foram 34 estações das quais consegui degustar 18 em 10 horas de open food com cerveja Eisenbahn à vontade nos seus seis diferentes estilos, Pilsen, Pilsen Unfiltered, Weizenbier, Session Ipa, Pale Ale e American Ipa.

 

Em meio a tantas carnes, destaco o time de mulheres que levou leveza e muito sabor para a comilança. Andreza Luisa fez um maravilhoso taco de guacamole com milho tostado e muçarela de búfala defumada na brasa.

Carolina Fadel entrou com suculentos pimentões grelhados servidos com massa, molho de iogurte, alho e ervas.

Clara Senra curou a melancia no gin, grelhou na churrasqueira e cobriu com vinagrete de ervas frescas e especiarias como gengibre, cardamomo e mel, ficou surpreendente.

Flávio Trombino seguiu a linha leve e gratinou os legumes com Requeijão de Rapa Cabeça D’Anta.

Guilherme Melo fez um bolinho de papada e pernil suíno revestido por redanho da Charcutaria Sagrada Família, a fina película em forma de renda que reveste os órgãos do porco, uma iguaria.

Thiago Thibau fez do pastrami de peito Angus curado por 21 dias e defumado por 14 horas um delicioso sanduiche com pão de centeio, maionese, mostarda e picles doce.

Kiki Ferrari espetou um baita coração de Angus e serviu com repolho roxo agridoce com mel e molho Frankfurt cheio de ervas.

André Paganini preparou um ótimo carré de porco ao barbecue de goiabada e mandioca na manteiga. Paulo Vasconcellos e André de Melo trouxeram o método “Shioyaki” de salga e aplicaram no cupim acompanhado de um picante kimchi.

Diretamente do Recife, Beethoven Picuí teve a criatividade de apresentar três texturas de carne de sol: grelhada, paçoca e tartar, finalizadas com manteiga de garrafa, adorei isso.

Do Belém do Pará Ricardo Costa veio com os ricos sabores do norte, farofa de chicória e chimichurri de jambu para servir com asssado de tira Angus Gold.

O casal Rodolfo Mayer de Tiradente e Marina Lopes de Juiz de Fora desfiou o copa lombo em um saboroso pulled pork no hub defumado, tamarindo, refrescante sour grego com hortelã e picles de cebola.

 

Jimmy Ogro saiu das terras cariocas e inventou uma moqueca de porco defumado com uma farofinha de abacaxi para trazer acidez.

Paula Labaki veio de São Paulo para  servir entranhas em duas versões, defumada e direto na parrila.

E ainda faltaram muitos outros pratos interessantíssimos para provar, uma verdadeira diversão gastronômica. Ressalto a brilhante organização do Marcelo Wandeley à frente do Cumbucca Projetos e Cultura. Que venha o Fuegos 2024, já quero mais!

 

.

 

Fuegos Festival 2023 na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta

.

Fuegos Festival

instagram.com/fuegosfestival