A convite do Eduardo Maya, idealizador do Projeto Aproxima, e do Sebrae Minas, o Degustatividade foi convidado para participar de uma viagem incrível para a Serra da Canastra.
Nosso roteiro de cidades e produtores:
Tapiraí – produtor Nereu Ramos Martins – Fazenda São Geraldo
Medeiros – Centro de Qualidade de Medeiros
São Roque de Minas – produtor João Carlos Leite – Fazenda Agro Serra
Vargem Bonita – produtor Reinaldo Faria Costa – Fazenda Capivara
Fazenda São Geraldo – Tapiraí – Produtor Nereu Ramos Martins. Venceu o 8º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal de 2015. Participaram 30 queijos de sete regiões produtoras da serra da canastra: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.
http://degustatividade.com.br/2015/08/queijo-canastra-do-produtor-nereu-fazenda-sao-geraldo-tapirai/
Na cidade de Medeiros foi erguido o Centro de Qualidade do Queijo Minas Artesanal, registrado no Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI), o que lhe autoriza vender o Queijo Canastra em todo o território nacional. O IMA criou mecanismos que permitem o registro e a comercialização do produto em nível nacional. Medeiros foi a primeira cidade a vender o produto para outros estados.
Os produtores habilitados passaram por diversas etapas, que incluem desde a capacitação e sanidade do rebanho até a melhora dos processos produtivos.
Nos últimos anos a produção da região ganhou qualidade e destaque no mercado com a conquista da Indicação Geográfica (IG) para o queijo Canastra.
Todo o processo de produção é acompanhado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), pela Empresa de Assitência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG).
Um Queijo Canastra consome, na sua produção, de 10 a 12 litros de leite, coalho e fermento lácteo natural, tirado do próprio soro. Uma vez pronto, o queijo entra em maturação por cerca de 22 dias. Este processo, usado para “curar” a iguaria, confere-lhe mais qualidade.
Lá você encontra queijos dos produtores Nereu, Valter, Jõao Teixeira, Geraldo, João Bosco, Márcio e Reginaldo.
Estância Capim Canastra – São Roque de Minas – Produtor Guilherme Ferreira. O queijo canastra do Guilherme Ferreira ganhou medalha de prata no concurso internacional realizado na França concorrendo com mais de 600 produtores.
A noite tivemos um jantar com os produtores e uma degustação dos seus queijos artesanais da Serra da Canastra.
Cada queijo tinha um sabor diferente e especial.
Continuando as visitas nas fazendas no dia seguinte…
Fazenda Agro Serra – São Roque de Minas – Produtor João Carlos Leite, presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan).
Fazenda Capivara – Vargem Bonita – Produtor Reinaldo Faria Costa. Seu queijo canastra ganhou 5 vezes o concurso municipal e ficou em segundo regional.
Em parceria com o Sebrae e apoio do Sicoob – Saroncred, a APROCAN promove encontros mensais para desenvolver a cultura do cooperativismo entre os produtores da região.
Para divulgar o Queijo da Canastra e conquistar novos consumidores, a APROCAN conta com o apoio do Sebrae para participar de feiras e eventos gastronômicos em todo o Brasil. Organizam também a visita de chef’s de cozinha, proprietários de estabelecimentos e formadores de opinião às fazendas dos produtores associados, uma iniciativa para abrir novos mercados.
http://queijodacanastra.com.br/aprocan
Serra da Canastra, Minas Gerais
Bambuí – Delfinópolis – Medeiros – Pium-í – São Roque de Minas – Vargem Bonita – Tapiraí
Contatos para visitas e informações:
Jonhe Santos Castro (APROCAN) – (37) 9844-6699 – johne_vet@yahoo.com.br
Paulo Henrique de Matos Almeida (SICOOB) – (37) 3433-3027 / (37) 8831-1308 – phmasrm@gmail.com / aprocan_queijocanastra@yahoo.com.br
Ricardo Boscaro de Castro (SEBRAE MINAS) – (31) 3379-9128 – ricardo.boscaro@sebraemg.com.br