O município de Vargem Bonita, em Minas Gerais, é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Serra da Canastra e também o melhor caminho para se chegar à parte de baixo da cachoeira de Casca D’anta, a primeira queda do rio São Francisco, com 160 metros.

IMG_9858

 

O garimpo de diamantes foi a principal atividade desenvolvida no município, de 1936 a 1991.

IMG_9859

 

Na Fazenda Capivara, 9km distante de Vargem Bonita, com 50 hectares e 50 vacas, o proprietário Reinaldo Faria Costa fabrica 30 queijos/dia.

IMG_9862

 

 

IMG_9861

 

 

 

IMG_9869

 

O leite vai direto da vaca para a casinha de queijo, onde passa pela coagem e recebe o coalho. Depois do coalho, é hora de colocar o pingo, um fermento natural. Com o coalho e o pingo, o leite talha depois de mais ou menos uma hora. Acompanhamos o processo de quebra massa talhada. Ela vai sendo espremida com um pano até ela ficar no ponto certo de ir para a forma.

IMG_9867

 

 

O queijo canastra do Reinaldo ganhou 5 vezes o concurso municipal e ficou em segundo no regional.

IMG_9866

 

Já com a massa na forma, é hora de acrescentar o sal grosso.

IMG_9865

 

Reginaldo faz só uma ordenha por dia, na parte da manhã. Quem lucra o leite da tarde são os bezerros.

IMG_9864

 

E as vacas ficam soltas e tranquilas pela fazenda.

IMG_9863

 

IMG_9860

 

No caminho de volta, mais paisagens deslumbrantes!

IMG_9857

 

 

No passado, mais do que água, bem ali no seu inicinho, o rio São Francisco corria sob pedregulhos e muitos diamantes. Não foi pouca gente que largou tudo para tentar o sonho da pedra preciosa do Velho Chico. A pacata cidadezinha de hoje chegou a ter mais de 30.000 pessoas, entre forasteiros e os próprios moradores tradicionais da terra. Todos em busca do sonho da fortuna fácil. Um deles foi Reinaldo, filho da região.

Sorte no garimpo de pedra, ele não teve. Voltou-se para outra preciosidade da Canastra: o queijo.

Hoje, Reinaldo trata sua queijaria como o leito do São Francisco, por onde tantas vezes se enfiou em busca de conquistas. E se no passado a sorte não lhe veio às mãos, hoje, na casinha de queijo, a cada peneirada, um diamante. queijodacanastra.com.br/historias

Produtor Reinaldo Faria Costa

Fazenda Capivara, 9 km de Vargem Bonita, Região da Serra da Canastra, MG, Brasil

(37) 3435-1109