Dia lindo, rumo a Roça da Cidade (Agroserra) do produtor João Carlos Leite!

IMG_9844

 

João Carlos Leite é um empreendedor social. Levou o cooperativismo para a região da Canastra, foi pioneiro na criação da cooperativa de crédito da região e fundador de uma escola modelo para jovens em São Roque de Minas.

IMG_9845

Seus queijos são de duas micro regiões da Serra da Canastra: Fazenda Agro Serra, que fica a 1 km do centro de São Roque de Minas e Buracas, a cerca de 30km dali.

IMG_9851

Os queijos maravilhosos do Joãozinho:

  • Canastra Real 5 meses de maturação
  • Canastra Casquinha 7 meses
  • Canastra Buraca, muita complexidade
  • Canastra Agroserra

IMG_9846

 

Esse Canastra Real cheio de olhaduras mecânicas vai dar em DOC. Sabor de Gruyère!!!

IMG_9847

 

O Roça da Cidade (Agroserra) produz três tamanhos do queijo Canastra: o merendeiro ou canastrinha de 300 a 400g, o canastra tradicional de 900 a 1300g e o Canastra Real que pesa de 5 a 7kg. Os dois primeiros são vendidos diretamente na fazenda, já o Canastra gigante é feito somente sob encomenda, sendo entregue em uma embalagem especial de madeira como se fosse um presente embrulhado.

IMG_9849

 

Helena Rizzo do premiadíssimo restaurante Mani em São Paulo compra 10 peças de Canastra Real por mês.

Canastra Real com maturações de 5 meses a 1 ano.

IMG_9850

 

João Carlos Leite é presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra. A Aprocan tem o papel de representar o produtor, desenvolvendo iniciativas que fortaleçam a atividade do queijo na região, abrindo portas em novos mercados.

IMG_9848

 

As vacas se alimentam de pastagem natural e na hora da ordenha Joãozinho coloca uma mistura de fubá de milho com caroço de algodão ou farelo de algodão, farelo de soja e sal mineral para que as vacas fiquem tranquilas e sejam ordenhadas felizes.Ele procura manter o animal o mais feliz possível durante a ordenha, com o bezerro amarrado ao lado, o chamado “bezerro ao pé da vaca”, para que ela sinta que sua cria está ali, sem estresse. Isso tudo são fatores importantes pra se obter uma qualidade do queijo da Canastra.

IMG_9852

 

Galera da Trip Região da Serra da Canastra com Joãozinho

IMG_9853

 

 

No que depender do João Carlos, o Joãozinho de Messias, tanto o Queijo da Canastra quanto a própria serra que abriga esses produtores de queijo e de histórias podem ficar sossegados porque estão com o futuro garantido.

Como produtor do tradicional queijo, Joãozinho mais parece um caçador. Ouvidos atentos, olhar certeiro e uma fome gigantesca por absorver qualquer nova historinha que remonte o passado da Região do Queijo da Canastra.

Sua arma é a prosa. Sentar na cozinha da casa dos antigos é a melhor arapuca que um caçador de histórias pode armar nesta região. Certeza de captura de coisa boa.

Joãozinho leva suas conquistas de caçador para dentro de sua casa. Vai formando um delicado livro de história. Transforma casos, lendas e ensinamentos em queijo.

Na fazenda Agro Serra, a casinha de queijo é como uma verdadeira biblioteca. Cada peça feita pelo queijeiro Zé Branco, sob o carinho diário do próprio João Carlos, carrega mais do que massa, leite e pingo. Elas são como livros. Guardando a sabedoria de uma tradição de quase 200 anos. queijodacanastra.com.br/historias

Produtor João Carlos Leite

Roça da Cidade (Agroserra), 1 km de São Roque de Minas, Região da Serra da Canastra, MG, Brasil

(37) 8829-0076