A harmonização de queijos selecionados pelo expert no assunto, Eduardo Girão, dessa vez foi com cervejas Verace no clima do Paladino. Já participei de várias degustações dessa e cada uma tem as suas peculiaridades e sempre novidades a se aprender.

Antes de começarmos os trabalhos, fomos recebidos com um caldinho de feijão preparado pelo Marcelo.

IMG_5382

 

Canastra do Onésio Leite – São Roque de Minas. Campeão do Concurso do Queijo Minas Artesanal da Canastra. Tem casca fina, com discreta presença de mofo e massa macia, praticamente cremosa. O sabor é elegante.
Harmonização: River Flow – American Premium Lager

IMG_5371

 

Canastra do Vivaldo – Outro queijo de São Roque de Minas, mas com uma diferença fundamental: a fermentação propiônica. Esse processo ocorre naturalmente na própria queijaria por ação de bactérias (benéficas) que desenvolvem olhaduras na massa e a tornam ligeiramente adocicada (a exemplo do queijo suíço emmental). Visualmente, é um queijo ligeiramente estufado justamente por conta dessas olhaduras.

Harmonização: Coração de Leão – Extra Special Bitter

IMG_5378

 

Serro do Eduardo Melo – Esse produtor é um dos pioneiros na retomada da maturação na região do Serro, iniciada cerca de cinco anos atrás. Com 90 dias de maturação, seu queijo é potente e concentra sabor, com notas salgadas e adocicadas, além de uma deliciosa acidez – traço típico do queijo do Serro. Não por acaso, a região é, hoje, das mais vibrantes em se tratando de queijo artesanal mineiro.
Harmonização: Capitão Puerto – Saison

 IMG_5380

 

 

Queijo Frei Rosário – Salitre/Serra da Piedade – Um queijo com “dupla cidadania”, pois é produzido na região de Serra do Salitre e curado na Serra da Piedade, em Caeté. No caso dessa segunda parte, o queijo passa 30 dias num cômodo de pedra a 1.700 metros de altitude, do jeito que fazia seu “inventor”, o Frei Rosário Joffily, décadas atrás. O frio e a umidade favorecem a maturação lenta, permitindo o desenvolvimento de casca mofada e interior cremoso.
Harmonização: Syrena – American IPA

IMG_5379

 

Canastra do João Leite – São Roque de Minas. 1 ano de maturação. Queijo potente e que demonstra o potencial de cura do queijo mineiro, com nada menos que um ano de maturação na queijaria, em São Roque de Minas. Esse período é suficiente para que o queijo desenvolva variedade de sabores e aromas, com destaque para as notas doces e picantes que se juntam ao paladar salgado original. A textura é dura e granulosa.
Harmonização: Django – American Brown Ale

IMG_5381

 

Ainda teve prato do Marcelo depois da harmonização de queijos e cervejas!
Conchiglione puxado na manteiga de sálvia com ragu de pé de porco e lascas de parmesão D`Alagoa

IMG_5383

 

 

Sorvete de queijo da Easy Ice, doce de leite e queijo

IMG_5384

 

 

Muito obrigada pelo convite, Marcelo!

 

.

Mais harmonizações de queijos com Eduardo Girão:

http://degustatividade.com.br/?s=%22Eduardo+Gir%C3%A3o%22

.

Interessados em confrarias e harmonizações com queijos enviar email para: eduardotristaogirao@gmail.com

.

Paladino

Av. Gildo Macedo Lacerda, 300, Braúnas, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.restaurantepaladino.com.br

http://restaurantepaladino.com.br/novidades/