Tiradentes é uma cidade histórica repleta de opções gastronômicas e experiências de luxo. Recebe muitos turistas e está sempre movimentada, principalmente nos feriados e nos vários eventos ao longo do ano como a Mostra de Cinema em janeiro, o Festival Fotografia em março, o festival de cerveja Trembier em abril e o mais esperado: Festival de Gastronomia em agosto. É nessa época que a pousada Pequena Tiradentes prepara jantares exclusivos para seus hóspedes com menus especiais a cargo de chefs famosos.

 A chegada na Pequena Tiradentes já pode ser em grande estilo: via helicóptero. Ao pousar e caminhar pelas ruelas da pousada você já se sente em Tiradentes, já que os caminhos entre as suítes mais parecem uma mini cidade.

temp

Luxuosa, dispõe de duas piscinas grandes, sendo uma ao ar livre com bar molhado e outra coberta, aquecida ainda com sauna e jacuzzi.

temp_2

Mesmo no inverno é gostoso aproveitar as instalações molhadas e há um serviço de bar para aproveitar o dia relaxando na piscina quentinha tomando um bom vinho. Oferece ainda academia, espaço kids, salão para casamentos de pequeno e grande porte. Após um dia de várias atividades na pousada, um jantar exclusivo aguarda os hóspedes.

Esse ano o masterchef Pablo Oazen vai cozinhar no dia 25 de agosto e promete um menu inédito. Criatividade o chef já demonstrou que tem de sobra, já que foi o vencedor da segunda temporada do reality gastronômico MasterChef Profissionais do ano passado. Para iniciar a noite será servido um drink sólido de maçã impregnado com jambu, chamado de “Mordida de Eva”. O jambu é uma erva que causa um leve formigamento na boca e assim o jantar já se inicia com um toque que picância. A entrada será leve e elegante com um espaguete de palmito pupunha, espuma de queijo canastra, gelatina de mel e pancs, as plantas alimentícias não convencionais que estão na moda entre chefs de todo o Brasil. O primeiro prato será um peixe moqueado com banana e molho de amendoim e o cordeiro ao molho de chimarrão com abóbora e ervilhas será o prato principal. Encerra com chave de ouro o bolinho de fubá, sorvete de iogurte de cabra e framboesa.

 pablo

Já no dia 01 de setembro quem vai fazer a alegria dos hóspedes é o francês Emmanuel Ruz, detentor de uma estrela Michelin em seu restaurante Lou Fassun”, localizado na cidade de Grasse (França). O chef é reconhecido pela defesa da culinária local e no ano passado fechou as portas na França para dar continuidade ao seu trabalho em Belo Horizonte. Emmanuel Ruz preparou também um menu especialmente para quem está hospedado na Pequena Tiradentes nessa data, mescla de Brasil e França nos pratos. De entrada muito frescor com o salmão marinado, vinagrete de manga e coco, legumes crocantes e geleia de pimenta. A leveza continua com uma tilápia acompanhada de mil folhas de batata, manteiga de tomate e pesto no primeiro prato principal. Na sequência, o magret de canard ao gengibre e mel com purês de inhame, baroa e batata doce. Antes da sobremesa, como manda a etiqueta francesa, uma seleção de queijos mineiros ao perfume de trufas e geleias. Para a sobremesa o típico financier, aqueles pequenos bolinhos franceses, no sabor chocolate com creme inglês de café e sorvete de chocolate branco.

 Emmanuel-Ruz

Os pacotes para hospedagem incluem esses requintados jantares aos sábado e duas noites (sexta a domingo) do dia 24 a 26 de agosto ou 31 de agosto a 02 de setembro. Os preços variam de acordo com as cinco categorias da pousada, iniciando pela Standard a R$3.435,83 até a Ouro Casal a R$ 6.096,85 nos finais de semana do festival mais cobiçado do ano.

temp_3

Lembrando que o café da manhã já é um banquete com muita variedade de bolos, pães, sucos naturais, tapiocas e omeletes feitos na hora. Na recepção tem sempre uma água aromatizada dentre os vários mimos que vão te oferecer. Prepare-se para um tratamento diferenciado.

temp_4

Pequena Tiradentes na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/129a_ColunaGastronomia_JantaresnaPequenaTiradentes.pdf

.

Mais degustatividade na Pequena Tiradentes:

http://degustatividade.com.br/?s=Pequena+Tiradentes

.

Pequena Tiradentes

Av. Governador Israel Pinheiro, 670 – Tiradentes/MG

pequenatiradentes.com.br