A terceira edição do Festival Fartura BH acontece na Praça José Mendes Jr. em Belo Horizonte (MG) nos dias 24 e 25 de setembro. Serão dois dias intensos para quem gosta de comer bem, ouvir boa música e se divertir. Além de chefs dascinco regiões do país, 45 apresentações artísticase mais de 100 profissionais da gastronomia, novas receitas e histórias serão compartilhadas com o público.

O espaço Chefs e Restaurantes será o grande destaque entre as 70 atrações gastronômicas do evento. No local serão servidos pratos especiais por chefs do Brasil todo:

  • Barriga de porco, teryiaki de cachaça, arroz acebolado e salada do Chef Leonardo Paixão do Glouton (Belo Horizonte, MG)
  • Agnolotti del plin de carne de sol com requeijão de raspa ao bechamel de abóbora. Com opção vegetariana. Chef Américo Piacenza da Cantina Piacenza (Belo Horizonte, MG)
  • Nhoque com molho de linguiças do Chef: Hendres Almeida do Gomide (Belo Horizonte, MG)
  • Trouxinhas de pato no tucupi da Chef Silvana Watel do Au Bon Vivant (Belo Horizonte, MG)
  • Costela de boi defumada com purê de mandioca, açafrão da terra e melado com farofa de limão do Chef Rafael Pires do Pacco & Bacco (Tiradentes, MG)
  • Arroz de suã do Chef Marcelo Corrêa Bastos do Jiquitaia (São Paulo, SP)
  • Muçuã de Botequim (músculo bovino desfiado cozido nos temperos amazônicos, servido com farofa na manteiga) da Chef Daniela Martins do Lá em Casa (Belém, PA)
  • Arroz de camarão do Chef César Santos do Oficina do Sabor (Olinda, PE)
  • Bochecha de porco desfiada, com farofa crocante e picles de cebola roxa do Chef Agenor Maia do Olivae Restaurante (Brasilia, DF)

O público poderá experimentar outras receitas no espaço Petiscos, Lanches e Doces como o bolode chocolatecom 50% cacaudo Bolo da Adriana (Belo Horizonte, MG), o despachadinho Seu Romão,vencedor do Botecar, da Cervejaria Seu Romão (Belo Horizonte, MG), o bolinho de bacalhau do Boteco Natalício (Porto Alegre, RS), o chapati de leitão da chef Bruna Teixeira do Birosca (Belo Horizonte, MG), a coxinha de pato do Chef Carlos Bertolazzi (São Paulo, SP), os quiabinhos tostados do chef Pablo Oazen do Garagem Gastrobar (Juiz de Fora, MG), a Torta Saint Honoré da Mole Antonelliana (Belo Horizonte, MG) e o petisco do chef Leo Gonçalves d’O Mar Menino (Fortaleza, CE).

Para quem adora cozinhar e conhecer novas receitas, o espaço Cozinha Ao Vivo é parada obrigatória. No dia 24 (sábado), por exemplo, serão executadas a paella mineira pelo chef Dimitri, do Ação Pais do Bem, e o frango com ora pro nobis doJoão Lombardi (Ora Pro Nobis, Tiradentes, MG). Já no dia 25 (domingo), será a vez de Iara Rodrigues (Quitand’arte, Belo Horizonte, MG) fazer o biscoito frito, o chef Beto Haddad (Belo Horizonte, MG) surpreender com o Pad Khing khai,o Pabol Oazen (Garagem Gastrobar, Juiz de Fora, MG) preparar o macarrão de pato, entre outros.

O Senac realizará diversas atividades educacionais e interativas, tais como a aula de cozinha mineira de vanguarda com Gabriel Trillo (Café Cine Brasil, Belo Horizonte, MG), a palestra sobre as fazendas e sabores do café com Patrícia Soutto Mayor (Buffet Célia Soutto Mayor,Belo Horizonte, MG), a apresentação “Minas e Bahia, coração nas montanhas e o pé na areia” com Saulo Sanchez (Saulo Sanchez Gastronomia, Belo Horizonte, MG) e as masterclasses com os chefs Carlos Bertolazzi e Jaime Solares.

Os ingressos poderão ser trocados nas unidades do supermercado Verdemar Raja Gabaglia e Sion a partir do dia 14 de setembro. Cada ingresso vale para um dia de evento e podem ser adquiridos por R$15,00 ou 4 kg de alimento não perecível, exceto açúcar, sal e fubá.O valor da troca dos ingressos e os alimentos arrecadados serão integralmente doados para o Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS) de Belo Horizonte.

Sobre o Projeto Fartura

O Projeto Fartura, que inclui o Festival Fartura BH, tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. Esse conteúdo também é a base de informações para a realização dos demais eventos – Festival Fartura Fortaleza, Festival Fartura Porto Alegre, Festival Fartura São Paulo e o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes – e para composição dos canais de comunicação: web séries, filmes, documentários, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais, o que o torna o principal projeto de gastronomia em desenvolvimento no país.

.

Fartura Gastronomia

Praça José Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade com Rua da Bahia.

www.farturagastronomia.com.br