A Enoteca Decanter é um espaço enogastronômico com loja de vinhos do mundo, cursos, cave de queijos, empório e bistrô com harmonização. A loja se divide em deck de madeira na entrada, ambiente interno e espaço corporativo no andar superior. O cliente pode levar o vinho para casa, ou degustar com um acompanhamento na própria loja.

Na semana passada foi lançado o novo cardápio da casa, assinado pelo chef Rafael de Carvalho. Os pratos, que se mantinham há 10 anos e sofriam apenas pequenas atualizações, tinham forte influência italiana e toques franceses e portugueses pontuais. O novo menu é ousado por propor novos pratos inspirados na gastronomia contemporânea, mesclando ingredientes tipicamente brasileiros com o modo de preparo da culinária internacional. Vários pratos foram mantidos em sua essência, mas receberam nova leitura.

 

 

Brinde de recepção: Ferrari Maximum Rosé, Trento, Itália

img_0365

 

 

Salada de burrata – mix de folhas, burrata, sorvete de manjericão, croutons e molho de legumes tostados

img_0371

 

 

Harmonização: Dettori Blanco Romamgia IGT 2013, Sardegna, Itália.

No rótulo explica que a vinícola não faz vinhos para o mercado; fazem vinhos “como eles deveriam ser, e não como o mercado espera que sejam”. Não adicionam nada no vinho, a não ser pequenas quantidades de sulfito; as uvas fermentam apenas com leveduras nativas, em tanques de cimento; e os vinhos não são filtrados, nem clarificados, nem passam por barrica.

img_0367

 

 

Bolinho crocante de bacalhau com tapenade de azeitonas e aioli do seu leite de cozimento

img_0378

 

 

Harmonização: Kompassus Reserva Branco 2012, Bairrada, Portugal

img_0372

 

 

Medalhão de tilápia com arroz basmati e amêndoas ao creme cítrico de limão siciliano

img_0383

 

 

Harmonização: Grüner Veltliner Thal 2012, Kamptal, Áustria

img_0379

 

 

Rabada com texturas de mandioca e azeite de agrião

img_0388

 

 

Harmonização: Château Bouscassé 2009, Alain Brumont, Madiran, França

img_0384

 

 

La Passione – casquinha de chocolate da Lullo Gelateria com sorvete de cupuaçu, calda de maracujá e frutas vermelhas

img_0392

 

 

Harmonização: I Capitelli 2011, Veneto, Itália

img_0393

 

 

Todos os pratos foram desenvolvidos dentro da linha de harmonização da Enoteca, e se adequam perfeitamente aos vinhos disponíveis na casa. Ao todo são cerca de 1.600 rótulos de 20 países à disposição dos clientes, sendo o serviço especializado do sommelier Nelton Fagundes um grande diferencial.

img_0396

 

O chef Rafael de Carvalho tem passagens por dois dos melhores restaurantes da América Latina, segundo a revista “The Restaurant” – El Cielo, na Colômbia e Remanso do Bosque, em Belém do Pará. No currículo também consta os restaurantes O Dádiva, Osteria Mattiazzi e Tchê Parrilla. Trabalhou como personal chef de famosos para uma empresa franco-colombiana no Rio de Janeiro. No setor de eventos, produziu grandes festivais gastronômicos, como o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes e Festival Fartura.

img_0402

 

O jantar foi conduzido pelo remomado sommelier Guilherme Corrêa, que nos deu uma grande aula sobre os vinhos que foram servidos. É consultor técnico da importadora Decanter formado pela Associazione Italiana Sommeliers. Foi o responsável pela harmonização do menu com 5 etapas da noite para conhecermos as novidades do cardápio.

Entre os diferenciais da Casa, o Sábado Harmonizado, o espaço para eventos corporativos, a agenda de eventos internos e a venda de produtos diferenciados, como vinagres finos, azeites, massas especiais. No empório estão à venda vários queijos especiais nacionais e importados, inclusive ótimos queijos mineiros que vem se destacando no cenário nacional, dentre outros produtos.

img_0400

O almoço executivo segue o modelo três tempos com entrada (salada de folhas e palmito), prato principal (três opções de proteínas) e sobremesa por R$49 de segunda às sextas-feiras no horário de 11:30hs às 15hs.

.

Muito obrigada pela noite espetacular!

.

Enoteca Decanter na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/52a_ColunaGastronomia_Enoteca-Decanter.pdf

.

Enoteca Decanter

Rua Fernandes Tourinho, 503, Funcionários, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.enotecadecanter.com.br