O Agosto Butiquim recebeu a presença ilustre do Eduardo Girão para um bate-papo sobre o queijos e cervejas mineiras.

img_0300

 

 

O bar que escolhido para o encontro, o Agosto, fica na Rua Esmeralda, 298, Prado. Simpático e com bons anfitriões (Lucas e Joana!)

img_0304

 

 

Mesa posta para o show!

img_0306

 

 

As estrelas da noite!

img_0309

 

 

Na degustação guiada provamos cinco queijos e cinco cervejas além de dicas de como curar queijo em casa, lugares para comprar queijo e cerveja, produtores de ambos que recebem visitantes e muita informação gastronômica.

img_0322

 

Queijo Catauá da cidade de Coronel Xavier Chaves. Um queijo de 30 dias de cura, com pouca acidez, cremoso, gordo e adocicado. É encontrado na Casa Bonomi e no Roça Capital. O gado é tratado com fitoterápicos! 

Harmonização: Loba Barley Wine, Cervejaria Loba de Santana dos Montes.

img_0319

 

 

Queijo Canastra do Valtinho (Serra da Canastra). O canastra é o queijo mineiro mais famoso, mas vale a pena se aprofundar sobre o “verdadeiro” queijo canastra, produzido na região que leva seu nome.

Harmonização: Backer Bravo 

img_0326

 

 

Queijo Cabacinha (Jequitinhonha). É uma massa filada de mussarela produzida artesanalmente em formato de cabaça como no método italiano.

“Recentemente o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) reconheceu, oficialmente, o Vale do Jequitinhonha para produção do queijo Artesanal Cabacinha, por meio da Portaria nº 1403, publicada no Diário Oficial, no dia 10 de maio de 2014. O objetivo deste reconhecimento é padronizar os processos, incentivar e legalizar, medidas fundamentais para agregar valor e gerar renda. A região do Vale do Jequitinhonha reconhecida pela Portaria como produtora de queijo artesanal cabacinha é composta pelos seguintes municípios: Pedra Azul, Medina, Cachoeira do Pajeú, Comercinho e Itaobim. ” G1

Harmonização: Falke Juiz de Fora

img_0332

 

 

Queijo Faixa Dourada (Alagoa). Osvaldinho distribui o parmesão artesanal produzido na cidade de Alagoa para todo o país através das redes sociais.

Harmonização: Wäls Dubbel

img_0334

 

 

Serro do Eduardo Melo, monitorado com baixa temperaturas e umidade, para que esse “carpete” de mofo proteja a maciez interna do queijo. Muito potente!

Harmonização: Peripécia Tripel

img_0339

 

Mais sobre os queijos mineiros mofados:

http://www.uai.com.br/app/noticia/gastronomia/2015/10/20/noticias-gastronomia,173160/mofo-e-a-moda.shtml

img_0337

Algumas harmonizações eu quis repetir, outras trocar e o mais interessante é a descoberta do seu próprio paladar, das suas próprias preferências!

.

 

No final do curso uma rodada de um dos petiscos clássicos do Agosto:

Dona Berinjela e seus dois quitutes – berinjela crocante, cubos de carne carne serenada feita na casa e bolinhos de angu com couve – ao molho vadinho de tomate picante.

img_0351

 

Eduardo Tristão Girão

Jornalista gastronômico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e repórter do jornal Estado de Minas desde 2004. Colaborou com as revistas Prazeres da Mesa, Gula, Encontro e do Supermercado Verdemar, além de ter integrado o júri da lista anual The World’s 50 Best (50 Melhores Restaurantes do Mundo), da revista inglesa Restaurant. Fez viagens gastronômicas pelo Brasil, Portugal, Chile e Espanha. Cobri a maioria das edições do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, além de eventos como Mesa Tendências (São Paulo; 2008 e 2014) e Madrid Fusión (Espanha; 2013). Avaliou bares e restaurantes para o Guia Unibanco Minas Gerais (editora Bei, 2005). Atua como jurado e mediador em competições e debates do setor gastronômico.

img_0331

.

Arrasou, Eduardo!

E vai ter mais cursos! Contato: eduardotristaogirao@gmail.com

img_0299

Agosto Butiquim

Rua Esmeralda, 298, Prado, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.agostobutiquim.com.br