Noite de jantar harmonizado no O Jardim – “Viagem à Espanha”, com vinhos espanhóis e menu de cinco tempos (R$249), desenvolvido pelo chef da casa, Will Oliveira.

Pablo Miranda Roger é especialista em enomarketing, assessora vinícolas há 25 anos, dentre elas a Bodega Aradon,  Bodega Vizar e Bodega César Príncipe. Além desse trabalho, tem sua própria pequena vinícola, a Réquiem, que está na terceira geração familiar. Lá produz apenas dois vinhos, o Réquiem e o Ré Minor, sem aditivos e de fermentação espontânea.

A Bodega Aradon possui vinhedos de 60 anos integradas no património natural das zonas de Alcanadre e Ausejo em La Rioja. Utiliza métodos tradicionais ao lado de técnicas sofisticadas e modernas como mapeamento por satélite do espaço das suas vinhas para ajudar a obter as parcelas mais maduras. Apostam em variedades autênticas e autóctones.

O Aradon Branco 2022 mescla 60% Viura e 40% Garnacha Blanca e fica 4 meses sobre borras em tanques de concreto. Um vinho leve para o dia a dia.

Foi servido com um ótimo purê de gaspacho com um levíssimo pão brioche artesanal tostado.

O segundo branco já apresenta mais complexidade em boca. O Vizar Verdejo Ecológico é de produção biológica certificada por uma vinícola que adota praticas de sustentabilidade na região Castilla y León.

A Bodega Vizar pertence à Dehesa Peñalba, uma Denominação de Origem Protegida exclusiva de cerca de vinte vinícolas espanholas cujos solos, clima e localização produzem vinhos excepcionais. Localiza-se na famosa “Milha Dourada do Douro”, é um “Vino de Pago”, a qualificação mais elevada segundo a lei espanhola, comparável ao “Grand Cru” francês.

Tapas espanholas harmonizaram muito bem como o snack de presunto e tomate verde, o croquete de bacalhau com molho pilpil e o pincho de anchovas e azeitonas.

César Príncipe é vinícola referência na Denominação de Origem Cigales. A idade das vinhas parte de 25 chegam a 100 anos. O Charlatan Rose 2019 de estilo provençal é feito com Garnacha Negra e para conseguir essa coloração delicada é preciso macerar por um curto período, apenas algumas horas. Casou perfeitamente com o polvo grelhado, macio, com batatas bravas e mix de tomates coloridos.

Re Minor Cosecha 2020 é um dos três rótulos produzidos pela Bodega Requiem Hispania com passagem por 8 meses em barricas novas e seminovas de carvalho francês, 100% Tinto Fino, outro nome da variedade Tempranillo.

“É uma pequena vinícola de garagem, estabelecida no coração de Ribera del Duero, em Peñafiel, cidade conhecida pelo belo castelo no alto do morro. Cultivamos Tempranillo a 910 metros de altitude, zona mais alta da região. Nossos vinhos são de fermentação espontânea, sem aditivos, colhemos as uvas em caixas manualmente” , explica o produtor Pablo Miranda.

Um vinho gastronômico que ficou ainda melhor com o suculento ossobuco de vitelo com feijão branco e mini legumes preparado pelo chef Will Oliveira.

Finalizamos com o Jerez Pe Martim Cream servido com o arroz doce espanhol “arroz con leche y leche helado”

Sempre uma honra poder provar vinhos ao lado do produtor!

.

Mais degustatividade no O Jardim:

http://degustatividade.com.br/?s=O+Jardim

.

O Jardim Resto Bar
Av. Cônsul Antônio Cadar, 117, Santa Lúcia, Belo Horizonte, MG, Brasil

flow.page/ojardim