Renato Quintino dedicou uma de suas aulas de vinho e harmonização ao tema ‘Vinhos Naturais, Orgânicos e Biodinâmicos“, que também foi tema de uma das minhas colunas no Cidade Conecta.

“A Europa está cheia de restaurantes que só servem vinhos com essas características. Principalmente os que são comandados por chefs mais jovens, com trabalhos incríveis, os quais tenho frequentado e ao perguntarmos se os vinhos são naturais a resposta é: claro que são! No semestre passado trouxe vinhos da Holanda e da Bélgica nessa linha dos naturais para uma das aulas e gostei muito do comentário que o sommelier Osvaldo Torquete fez sobre a gama de aromas e sabores que fogem daquela paleta que estamos mais habituados, fora do tradicional.”

IMG_1514

A Veramonte é uma vinícola chilena de grande porte, uma das pioneiras no vale de Casablanca, instalada na região em 1995. Com a chegada do enólogo Rodrigo Soto em 2013 os vinhedos entraram no processo de conversão para orgânicos. Produz somente varietais, dentre os quais provamos o Chardonnay e o Merlot, que além de orgânicos são veganos. O Chardonnay foi harmonizado com carmarão ao molho picante de salsa e polenta.

IMG_1529

José Inácio Garcia, representante da Cão Perdigueiro em BH, explicou sobre o trabalho do enólogo Arlindo Menoncin, caçador de uvas em diferentes regiões das melhores vinícolas do sul do país para sua limitada produção. Provamos o Trebbiano com uvas da família Rigon, situada em Farroupilha, repleto de aromas complexos e intensos lembrando frutas tropicais, além de leves tons florais e notas acastanhadas. No nariz ele é mais adocicado, porém na boca é seco e untuoso, com toque mineral.

IMG_1533

Passamos para o vegano Sangre de Toro Rosé da região da Catalunha, um blend de Garnacha e Cariñena. Apreciamos com um filé de aruanã ao molho de tangerina. A saldinha de quinoa com abóbora e gengibre caramelados estava aromárica e cheia de sabores como um vinho natural.

IMG_1561

Provenientes de vinhas biodinâmicas da região de Maremma na Toscana, o blend de Alicante Nero, Carignano, Mourvédre, Sangiovese e Alicante Bouschet dá origem ao Unlitro, como o próprio nome sugere, já que 750 ml apenas não é suficiente para apreciar essa maravilha de vinho. Faz parte do portifólio do José Inácio da Parreiral Vinhos, distribuidor de Belo Horizonte focado em vinhos artesanais. Nessa etapa formos para a varanda para identificarmos os aromas e trocar experiências com a turma.

IMG_1570

Elaborado a partir de vinhas de mais de 55 anos, o La Garnacha Salvaje Del Moncayo é um espanhol vegano que faz parte do Proyecto Garnacha de España em busca de resgatar algumas das expressões desta uva. São seis monovarietais distintos de Garnacha, elaborados a partir de vinhedos e regiões diferentes, sendo esse o cuvée mais leve do projeto e representa a área de Ribera de Queiles, uma denominação de Vinos de la Tierra situada entre as regiões de Aragón e Navarra. Nesta região, há uma influência oceânica significativa. Harmonizou com arroz de pato.

IMG_1592

Orgânico e vegano, o Las Mulas Reserva Cabernet Sauvignon. Galinhas e gansos caminham livremente pelas vinhas da vinícola Miguel Torres, assim como a mula de nome Rufina, fiel companheira no equilíbrio com a natureza e companheira de caminhadas através dos picos escarpados dos Andes.

IMG_1602

Dois chilenos orgânicos e veganos, um Cabernet Sauvignon e outro Merlot que fizeram parte da etapa do steak alla milanesa com purê de pimentão vermelho e risoto paellero.

IMG_1607

A sobremesa foi uma cheesecake com caramelo de mirtilo e farofa de amarettino, uma perdição.

IMG_1613

.

Mais Renato Quintino no Degustatividade

.

Renato Quintino Gastronomia

Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.renatoquintino.com.br