Luisa Fonseca apresenta espumantes e champagne em menu de quatro tempos criado pela chef Sofia Marinho.

 38e10e8f-bdaf-427d-8cef-aff7535aeb0d

Profunda entendedora de champagnes, Luisa Fonseca compartilha seu conhecimento em eventos e jantares harmonizados com espumantes. Dessa vez o local escolhido foi A Cozinha de Sofia, espaço que a talentosa Sofia Marinho inaugurou esse ano. Sofia começou vendendo massas artesanais na Praia de Pipa, participou do reality show The Taste Brasil e trabalhou com os chefs Leonardo Paixão e Massimo Bataglini em BH. Sua cozinha é marcada pela delicadeza e elegância no preparo dos pratos com ingredientes cuidadosamente selecionados.

 IMG_5951

O menu da noite foi pensado especialmente para harmonizar os espumantes com cada prato servido. Luisa Fonseca conduziu o jantar e explicou cada detalhe sobre os rótulos da Chandon Brasil e da Maison Moët & Chandon, que são duas marcas do mesmo grupo (LVMH), porém que não podem ser comparadas, apesar de compartilharem parte do nome.

 IMG_5954

A marca Chandon foi criada pela Moët, inicialmente na Argentina e depois em outras cinco países pelo mundo, Califórnia, Brasil, Austrália, China e Índia, algo que muitas maisons de champagne fazem: criar vinícolas em outras regiões favoráveis ao cultivo e vinificação, mas com a produção de bebidas completamente diferentes em termos de métodos e técnicas, além de usarem uvas diversas, de acordo com o terroir de cada localidade.

 IMG_5968

Por esse motivo, são marcas que não podem ser comparadas, pois cada uma busca sua máxima qualidade, mas com métodos de produção diferentes.

IMG_6021

Como welcome drink, iniciamos pelo Chandon Passion On Ice, espumante demi sec feito para ser servido com gelo sendo ótima base para coquetéis.

IMG_5970

Luisa acrescentou somente uma fatia de limão siciliano para que os aromas marcantes de lichia, maracujá e pêssego não fossem tão mascarados. O blend de uvas naturalmente mais doces, Malvasia e Moscatel, contribui pelo alto dulçor desse espumante, que mescla também um pouco da Pinot Noir para dar equilíbrio.

 IMG_5972

A dupla caviar e espumante é considerada uma das melhores e mais clássicas harmonizações, combinado com salmão então, fica perfeito.

IMG_5986

Daí surgiu a ideia do salmão selvagem curado na beterraba, sour cream e caviar mujol servido no blini de trigo sarraceno, uma espécie de minipanqueca típica da Rússia.

IMG_5984

As ovas de mujol são as que mais se assemelham às do esturjão, consideradas as mais nobres do mundo, explodem na boca e misturadas às bolhas do espumante criam sensações salivantes.

 IMG_5987

O Chandon Réserve Brut é o meu espumante queridinho da vida, que me acompanhou desde os primeiros goles de vinho, presente em diversos momentos de alegria. Acredito que seja o espumante mais encontrado em cartas de restaurantes, principalmente quando não tínhamos tantas opções no mercado. Esse espumante de entrada da Chandon apresenta intenso frescor, aromas cítricos e florais. A variedade Riesling Itálico (30%) contribui para o aroma floral, a Chardonnay dá acidez (30%) e a Pinot Noir (40%) oferece estrutura e elegância ao espumante.

 IMG_6012

A marca Chandon aprimorou o método charmat tradicional, apelidado de método Chandon ou charmat longo em que o líquido fica por mais tempo em contato com as leveduras em permanente agitação nos tanques de fermentação. Por esse charmat ser mais longo que o habitual, o resultado é um espumante mais rico em aromas. Outra característica qualitativa resultante é a formação de bolhas mais finas, já que o gás carbônico se dissolve com o tempo.

 IMG_6014

Foi a harmonização mais certeira da noite a meu ver, um casamento perfeito de Chandon Réserve Brut com pancetta suína a baixa temperatura com picles de maçã verde. A gordura do porco foi equilibrada pela acidez do espumante e do picles de maçã verde, fruta propositalmente escolhida já que está aromaticamente presente no Chandon Réserve Brut resultando em uma harmonização por similaridade.

 IMG_6015

O prato de robalo com molho de mariscos e musseline de couve-flor caramelizada harmonizou com a elegância do champagne Moët & Chandon Brut Imperial, composto pelas principais castas de Champagne: Pinot Noir, Chardonnay e Meunier.

IMG_6045

Um champagne com notas cítricas, final amendoado e toques de panificação por seu longo tempo de maturação em cave.

 IMG_6050

O Chandon Excellence Rosé tem um percentual bastante expressivo de Pinot Noir, em torno de 75% em corte com a Chardonnay.

IMG_6077

Sendo um espumante bem encorpado, vai muito bem com carnes potentes como o cordeiro e realmente deu muito certo com o sorrentino de cordeiro na manteiga de avelãs e roti do próprio cordeiro.

IMG_6080

Tenho um carinho especial por esse prato da Sofia, pois foi uma das primeiras receitas que provei dela e me apaixonei, em uma aula que fez parte da programação do Espaço Gourmet da Mostra Modernos e Eternos em 2018.

 IMG_6073

Chocolate, amendoim e flor de sal para finalizar essa noite fantástica.

IMG_6087

Mais jantares borbulhantes já estão sendo programados pela Luisa Fonseca, acompanhe pelo instagram @plop.champagne e quem quiser fazer o seu próprio evento no espaço da Sofia Marinho é só agendar pelo @acozinhadesofia.

IMG_6090

.

Jantar Borbulhante na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta

.

A Cozinha de Sofia

https://www.instagram.com/acozinhadesofia/