A parceria dos restaurantes Gero e Tragaluz já virou tradição no hotel Fasano de Belo Horizonte. Há três anos os pratos consagrados de um dos restaurantes de mais sucesso em Tiradentes fazem parte do cadápio do Gero. Esse ano foi lançado um menu degustação em quatro tempos assinado pelo chef Matheus Pratella, que será executado pelo chef Marcelo de Pace.

eZy Watermark_13-10-2021_11-59-41

“Não perco a minha essência, que é a base com referências na gastronomia italiana, porém a ideia é sempre valorizar os ingredientes mineiros locais como o milho, por exemplo, que tem uma boa produção na região de Tiradentes”, conta o chef Matheus Pratella sobre sua inspiração.

Os snacks de entrada tem a delicadeza das mãos do chef italiano como mostra o “Onivaldo”, petisco que fez parte desde a inauguração do saudoso D´Agsotim di Paratella e o inédito “Sobre Minas”. O crocante de massa pobre é bem fininho e por cima vem queijo de cabra tipo boursin de Itabirito, figo ou aneixa, dependendo da estação, avelã e mel mineiro, finalizado com hortelã fresco, raspas de limão e flor de sal, uma homenagem ao amigo Sr. Onivaldo da CapriVita, que lutou pela regulamentação da produção do leite e do queijo de cabra no país. O outro aperitivo é um pãozinho brioche adocidado e amanteigado com quenele de pamonha acrescida de queijo Canastra e pipoquinha de canjiquinha, diz muito sobre Minas Gerais.

eZy Watermark_13-10-2021_11-59-57

Na sequencia, o gnocchi “orai por nós” é feito de baroa, dourado na manteiga de garrafa e servido com cabecinha de lula flambada na cachaça mineira de Bichinho, brotos de manjericão e coentro, finalizado com um delicioso creme de moqueca.

eZy Watermark_13-10-2021_12-00-12

Já é antigo o sucesso da Pintada Tragaluz, aquele arroz caldoso com paio e especiarias, galinha d’Angola confit e mini brotos. O prato recebeu alguns toques de refinamento do Matheus como o corte do paio em cubinhos menores além de acrescentar ora-pro-nobis, suco e raspas de laranja para dar frescor ao prato.

eZy Watermark_13-10-2021_12-00-28

A famosa goiabada Tragaluz é um prato intocável, a clássica goiabada cascão, prensada na castanha de caju granulada, deitada em queijo cremoso com sorvete artesanal de goiaba. São memórias de Tiradentes que podem ser revividas em BH no requinte do Gero. Sob a sombra das jaboticabeiras é a melhor opção, reserve sua mesa lá.

eZy Watermark_13-10-2021_12-00-40

A harmonização sugerida pelo sommelier Hugo Castro comtempla vinhos mineiros da Casa Geraldo. É uma vinícola que nasceu em Andradas há mais de 40 anos e está em ascensão nos vinhos finos. A linha Colheita de Inverno Terroir é elaborada a partir do processo de dupla poda e permite que as uvas brotem no verão chuvoso e sejam colhidas no inverno seco. Uma técnica que ajuda muito no aumento da qualidade em vinhas de clima tropical. Degustamos o rosé Syrah e o tinto Cabernet Franc, uvas que tem dado um excelente resultado em solos mineiros. O tinto envelhece por 12 meses em barricas e me chamou bastante atenção pelo equilíbrio e elegância na taça. Finalizamos com o moscato colheita de inverno tardia e maravilhosas notas de lichia.

.

Atendimento impecável da equipe Fasano! As reservas são limitadas e mediante pagamento. O menu degustação individual fica em R$ 265,00 + 15% de serviços, sendo as bebidas cobradas à parte. Curta também a noite no Baretto, o bar do Fasano Belo Horizonte. Basta subir as escadas e apreciar músicas de qualidade com Happy Feet Jazz Band, Gabriela Pepino, Renata Araújo e muito mais.

IMG_3556

Comemoração em grande estilo do niver dessa minha mamis maravilhosa! 

eZy Watermark_13-10-2021_12-00-52

Noite especial ao lado dos meus amores.

IMG_3554

Faltou você, Mari, muito obrigada amiga, você arrasa!

.

Gero na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta:

Tragaluz-no-Gero-BH.pdf

.

Mais Degustatividade no Gero:

http://degustatividade.com.br/?s=gero

.

Gero – Fasano

Rua São Paulo, 2.320, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil

fasano.com.br/hoteis/fasano-belo-horizonte