Em formato digital, o Festival Fartura desse ano será realizado nos dias 11 a 13 de dezembro com uma intensa programação com mais de 50 horas de conteúdo online entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro. 30 chefs de BH, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre se juntaram em duplas para elaborarem cardápios baseados em ingredientes típicos que poderão ser apreciados nos restaurantes participantes (R$120 por pessoa em média) ou pedidos via Delivey (R$290 para duas pessoas), conforme disponibilidade. Jabuticaba, mandioca, baru, rapadura, azeite e banana serão as estrelas do cardápio, em que os chefs usaram e abusaram da criatividade para compor os pratos.

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil

Foto: Nereu Jr

O menu desenvolvido por Caio Soter e Saulo Jennings é baseado na jabuticaba e mandioca, que está presente desde a entrada, passando pelo prato principal e até na sobremesa. Estará disponível no restaurante O Jardim (BH) e Casa do Saulo (Belém) exclusivamente nos 3 dias de evento. Tive o prazer de provar as criações desses dois talentosos chefs além de aprender um pouco mais sobre a rica cultura gastronômica paraense.

A mandioca, também conhecida por aipim em alguns lugares e por macaxeira do Pará é um insumo de grande importância no nosso país e base alimentar do povo nordestino, de onde se tira o tucupi, a maniçoba, a tapioca e diversos tipos de farinha. A Jabuticaba é nativa da mata Atlântica e velha conhecida dos quintais das casas mineiras. Seu uso na alta gastronomia contemporânea tem crescido, principalmente por chefs que prezam pela tradição de produtos locais.

IMG_6168

Dois bolinhos de mandioca com recheios diferentes, acompanhados de geleia de jabuticaba picante, fazem parte da entrada. Um de porco e outro de piracuí, uma espécie de farinha de peixe muito consumida na Amazônia, feita de um peixe cascudo de carne amarela, chamado acari.

IMG_6171

O prato principal poderia ser chamado de “Terra e Rio” composto da barriga de porco mineira e a barriga do pirarucu, o maior peixe de escama do mundo, habitante das águas da Amazônia. A barriga desse peixe é muito parecida com a do porco, já que é entremeada de uma gordura e dá para ser retirado um corte alto e suculento. O pirarucu usado nesse prato faz parte do projeto de manejo sustentável em Pixuna do Tapará, responsável pelo sustento de mais de 250 famílias numa única comunidade. Saulo explica que também pururucou a gordura do peixe, assim como se faz com o porco, mas não precisou levar ao forno, sendo necessária uma leve grelhada para chegar no ponto. Para dar um toque mineiro, uma glace de frango caipira foi acrescentada no pirapucu. Ao lado, a barriga de porco com melado de jabuticaba e a mandioca que acompanha foi apresentada em duas versões: purê e frita em cubinhos.

IMG_6181

A sobremesa é um bolo de macaxeira com calda e sorvete de jabuticaba. Por cima, picles de beterraba que dá um toque de acidez e imita as escamas do peixe, genial!

IMG_6186

Nas seis capitais participantes o time de peso é composto por Rodrigo Oliveira (SP) e Thiago Castanho (PA); Janaína Rueda (SP) e Flávio Trombino (MG); Morena Leite (SP) e Vico Crocco (RS); Saulo Jennings (PA) e Caio Soter (MG); Matheus Paratella (MG) e Ronny Peterson (DF); Caetano Sobrinho (MG) e Eduardo Campelo (CE); Marise Rache (MG) e Marcelo Gonçalves (RS); Paulo Anijar (PA) e Thiago Paraíso (DF); Eliana Ferreira (PA) e Ivan Prado (CE); Daniela Martins (PA) e Marcelo Schambeck (RS); Diego Badra (DF) e Marco Gil (CE); Rosario Tessier (DF) e Natalia Tussi (RS); Marcelo Petrarca (DF) e Mara Salles (SP); Felipe Viana (CE) e Carlos Kristensen (RS); Van Régia (CE) e Manuelle Ferraz (SP).

Todo o conteúdo poderá ser acompanhado no site farturabrasil.com.br.

Não faz parte do menu Fartura, mas vale a pena pedir a parte duas entradinhas deliciosas do Caio Soter. Guacamole, repolho defumado, picles de pimenta de cheiro e Steak tartar, baru, emulsão de cogumelo. O pão que recebe essas perfeitas combinações é um brioche delicioso e complementa a harmonia de sabores.

IMG_6155

Saulo trouxe uma linguiça de pirarucu com jambu e molho de cupuaçu espetacular, sente-se um gostinho defumado e havia muita suculência por dentro. Preciso fazer uma visita na Casa do Saulo urgente!

IMG_6160

Delícia de almoço cheio de cultura gastronômica! Muito obrigada pelo convite, Fartura Brasil!

IMG_6194

 

Festival Fartura na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

 http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/226_Festival-Fartura.pdf

.

Mais Degustatividade no O Jardim:

http://degustatividade.com.br/?s=O+Jardim

.

O Jardim Resto Bar
Av. Cônsul Antônio Cadar, 117, Santa Lúcia, Belo Horizonte, MG, Brasil

flow.page/ojardim