O queijo cura, nos dois sentidos da palavra, e o mineiro sabe bem disso. Em um dos sentidos ele cura no processo de maturação e adquire mais sabor. No outro, cura qualquer mal que estivermos sentindo após a sensação de felicidade e satisfação que se desperta ao ser mastigado.

IMG_2649

A experiência “Só Queijo Cura” é a continuação de um memorável projeto do jornalista gastronômico e pesquisador Eduardo Girão, o qual gosto de chamar de “o queijólatra”.

IMG_2650

Ele é quem mais entende de queijos nesse Estado, especialmente os artesanais mineiros, em um constante garimpo do que há de mais especial entre as regiões produtoras demarcadas e até fora delas. Desde 2016 Girão promove degustações harmonizadas de queijos com cervejas, vinhos, cafés, azeites e até chocolates. Tive a honra de participar do primeiro evento e continuei participando de vários outros em que ele sempre ministrou com extremo conhecimento sobre cada detalhe de produção da iguaria mineira mais desejada, obviamente o queijo.

IMG_2728

Desde maio, quinzenalmente, às quintas-feiras, Eduardo e sua irmã Denise Girão preparam o kit “Só Queijo Cura” com três queijos artesanais selecionados a dedo, uma garrafa de vinho e uma surpresa mineira, seja um azeite, café, rapadura, doce, charcutaria, chocolate e por aí vai.

IMG_2730

A caixa chega até a sua casa e aí é só aguardar o início do encontro on line com a participação dos produtores e muita interação entre os participantes, podendo ser enviada para várias cidades do Brasil. Montei a mesa com pratos de cerâmica artesanal do Ateliê Sandra Zarife, porta copos e talheres Linha Vulcânica Degustatividade e guardanapos em forma de folha.

IMG_2734

Os detalhes são tantos que até a forma de cortar o queijo influencia no paladar.

IMG_2799

A oitava edição começou pelo Queijo Artesanal de Alagoa do Ademilson Silva, com 5 dias de maturação apenas e muita personalidade. Em dias quentes podem aparecer aromas amanteigados e no inverno sobressaem os herbáceos. É um queijo de massa semicozida, prensada e salmourada, processo que se faz o parmesão italiano.

.

O segundo queijo veio de Tumiritinga, região leste de MG que está fora das sete microrregiões demarcadas e que surpreende pelo belo trabalho do casal Wagner e Izabela. Nome de uma de suas filhas, o Valentina passa por 70 dias de maturação controlada com 2 a 3 lavagens com pingo por semana até adquirir um ótima casca e cremosidade no interior com complexidade de sabores, principalmente os amendoados.A Ribeiro Fiorentini, em menos de 2 anos de atividade conquistou medalhas no Prêmio Queijo Brasil e no Mundial do Queijo do Brasil, ano passado.

.

Feito do leite de cabra, o terceiro queijo cura por 6 meses e infelizmente não é mais vendido em BH. Vindo de Alfenas especialmente para a aula do Girão, esse “parmesão de cabra” apresenta sabor acentuado e derrete na boca com suas notas adocicadas. Trata-se do Caprino Romano da Caprivama, dedicada à caprinocultura desde 1989 e focada na produção de queijos finos além de leite de cabra pasteurizado.

IMG_2800

Brindamos com o tinto Luiz Porto Cabernet Sauvignon 2015, produzido em Cordislândia/MG, na presença do proprietário Luiz Porto Júnior, um belo vinho que abriu seus aromas após ter sido decantado. É possível sentir notas vegetais como pimentão assado e nuances de couro e um certo defumado proveniente dos 6 messes de passagem em barricas de carvalho. O sucesso da colheita deve-se à técnica da poda das videiras no final do verão para frutificação no inverno chamada poda invertida, técnica que revolucionou a produção de vinhos finos em Minas Gerais.

IMG_2742

A última novidade é que a Luiz Porto terá sede em Tiradentes, onde será possível conhecer a vinificação das uvas plantadas ainda em Cordislândia.

IMG_2785

Fechamos a riquíssima noite com o indefectível doce de leite de ovelha do casal Denise e César que cuidam de suas ovelhas com enorme carinho na Fazenda da Ovelha em Itabirito.

IMG_2804

Todas as ovelhas têm nome e essa atenção e cuidado se reflete na grande qualidade do produto final.

IMG_2811

A próxima experiência será no dia 17/09 como o tema Mulheres do Queijo à venda (R$230) pelo site cervejariaviela.com.br e pelo WhatsApp (31) 98738-7403.

.

Muito obrigada por essa noite queijística memorável, Girão!
.

Só Queijo Cura na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH: