A confraria feminina de vinhos LuluVinhas do mês de agosto foi no Vecchio Sogno, um sonho! O chefão Ivo Faria começou há 23 anos servindo pratos da gastronomia italiana e não parou no tempo. Seguiu sempre aprimorando seu menu e inserindo toques contemporâneos. Recentemente passou por uma reforma e está mais moderno sem perder toques clássicos como o belo piano de calda.

temp

Foram escolhidos 5 vinhos dentre os 479 rótulos do menu do Vecchio Sogno, já que o tema da confraria foi “carta de vinhos de restaurantes”. Iniciamos a noite com o espumante Vecchio Sogno Brut by Fausto Pizzato, (R$89) que a Pizzato ajustou conforme o paladar do chef Ivo Faria para receber o rótulo de seu restaurante. É feito pelo método champenoise, apresenta fina perlage, boa cremosidade e persistência em boca. Segundo a professora Vanessa as notas cítricas mais presente são abacaxi e limão siciliano, como pude constatar também.

temp_1

Degustamos junto com canapés e o famoso couvert de pasteizinhos de vento, pão de queijo e outros pães.

IMG_4787

O melhor da noite para mim foi o Chardonnay da Cordillera Andina (R$70), do Vale do Maule, com uma grande intensidade aromáticas e de sabores. O prato para harmonizar também foi o melhor da noite: camarão, shimeji, tucupi e guacamole delicadamente cortado. Muito umami nesse prato. Que harmonização perfeita.

IMG_4785

O primeiro tinto da noite foi um vinho de entrada da clássica e conceituada vinícola alentejana Herdade do Esporão, o Pé de Tinto, feito praticamente para o mercado brasileiro. Para acompanhar, mais um umami creme de funghi, quenelle de ricota e crocante de parma, do chef Ivo Faria nos mostrando como a combinação de sabores se faz perfeita.

IMG_4788

Os outros dois tintos foram 100% varietais com o Merlot chileno da Casas del Tóqui e o Monastrel espanhol da Bodegas Volver, nomeado Wrongo Dongo. Esse último me conquistou mais e inclusive já o tinha provado na Casa Rio Verde, que sempre faz degustações de vinhos com a presença dos produtores.

temp_6

O risoto de com arroz selvagem, castanha e ragu de cordeiro tinha um leve toque trufado.

temp_5

Finalizamos com um financier de amêndoas com sorvete de baunilha e calda de frutas vermelhas.

temp_7

Eveline Porto,Ivo Faria e Vanessa Borboleta.

IMG_4784

Muito obrigada pelo convite Vanessa!

temp_8

 

Foi lindo!

.

Contatos para ser uma LuluVinha: (31) 99757-6762 ou instagram: @luluvinhas.confraria

Mais Degustatividade na LuluVinhas:

http://degustatividade.com.br/?s=LuluVinhas

.

LuluVinhas na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/125a_ColunaGastronomia_LuluVinhas.pdf

,

Vecchio Sogno na coluna de gastronomia do Jornal da Cidade:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/124a_ColunaGastronomia_VecchioSognoReformado.pdf

.

Mais Degustatividade no Vecchio Sogno:

http://degustatividade.com.br/?s=vecchio

.

Vecchio Sogno

Rua Martim de Carvalho, 75, Santo Agostinho, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.vecchiosogno.com.br