Há três meses a cafeteria D’ Agostim Café e Empório, próxima ao Diamond Mall deu lugar ao restaurante D’ Agostim Di Paratella. O chef Matheus Paratella assumiu o comando da cozinha e tem executado lá uma autêntica gastronomia italiana. Já está bem ambientado no Lourdes e recebe muitas encomendas dos moradores da região. São usados produtos sazonais, típicos de cada estação na elaboração do menu que conta com 90% de pratos típicos da Itália, com bastante influência do Piemonte, onde Matheus morou por mais de 20 anos. As massas são produzidas na casa, quatro vezes na semana, e disso ele entende pois foi vencedor da segunda temporada do “Fecha a Conta”, no programa “Mais Você”, da Rede Globo, cujo tema foi massas artesanais.

Na semana passada o chef Vitor Rabelo foi convidado pelo Paratella para executar um jantar a quatro mãos com a proposta de mesclar as culinárias italiana e brasileira, já que Vitor é pós-graduado em Cozinha Brasileira e coordena um projeto em Campos do Jordão que recebe o nome de “Sabores da Mantiqueira”, cujo intuito principal é mapear e valorizar produtos e pequenos produtores da Serra em busca de seus sabores e saberes, que, infelizmente têm se perdido ao longo do tempo. Uma oportunidade para relembrarem do tempo em que trabalharam juntos no Alma Chef.

IMG_2723

O menu de seis tempos, elaborado exclusivamente para essa noite, se iniciou com aperitivos brasileiros do chef Vitor Rabelo. Primeiramente um crocante de jiló recheado com linguiça suína, mostarda e mel

NBCV4648

e depois um tartar de manga com picância na medida da pimenta dedo de moça. Fiquei pensando se a ordem de serviço dos snacks não estaria invertida, mas o chef explicou que a criticidade do tartar vem para limpar o paladar mais gorduroso do jiló empando com linguiça.

OOUP4927

Realmente, o palato precisava estar liberado para receber a delicadeza do ravióli de cordeiro. Preparado pelo chef Matheus Paratella, esse raviolli d’agnello tinha um molho ao redor saborosíssimo e a colher foi imprescindível para raspar cada gota do prato. Avelãs completavam o sabor dando uma certeira crocância ao raviolli.

IMG_2982

Na sequência dois pratos principais: um peixe preparado pelo Vitor e uma carne pelo Matheus. A melhor novidade da noite foi meu marido saboreando o peixe. Ele não come nenhum fruto do mar e eu insisti com sucesso nessa façanha. A explicação é que o chef serviu uma garoupa fresquíssima, recém-chegada de Búzios, com textura firme e ainda passou por um processo de defumação com essência de eucalipto antes de ser grelhado e finalizado por 3 minutos no forno. “Não tem gosto de peixe”, dizia meu marido.

VPGI1347

Para completar, o brasato al vino rosso foi feito com miolo da pá cozida por 4 horas e comprovou que dá para fazer carne de segunda virar um prato de primeira! Acompanhou uma mil folhas de batata ao molho branco, parmesão e pesto de basílico.

JBBT2342

Para finalizar o doce sutil e elegante da pera ao vinho com creme de limão e avelã.

ADER4594

A harmonização dos pratos foi cuidadosamente selecionada pelo sommelier Elton Greve, que garimpou rótulos de todas as regiões vinícolas da Itália. Iniciamos com um espumante Gran Cuvèe Extra-Dry de Veneto e depois apreciamos a uva Sangiovese, mais cultivada na Itália no tinto “Da Vinci Toscana”.

VDFE3521

O vinho branco siciliano “Feudi Branciforti dei Bordonaro” da uva Inzolia foi bem interessante, com uma nuance mais quente, que remete a uma cachaça.

TXOO3661

A potência do “I Muri Negroamaro di Puglia” casou muito bem com o brasato. A suavidade do Moscato D’Asti de Piemonte encerrou a noite.

DVTF9006

Outros chefs serão convidados para mais eventos como esse. Na semana que vem o cardápio do restaurante terá 60% de alteração e entrará um menu degustação confiance com seis tempos a R$320 o casal, podendo ser ajustado a restrições alimentares de cada cliente. Sempre seguindo a tradição italiana adaptada a sazonalidade dos ingredientes locais.

Muito obrigada pelo convite!

.

D’ Agostim Di Paratella na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/106a_ColunaGastronomia_4-m%C3%A3os-no-D%E2%80%99-Agostim-Di-Paratella.pdf

.

D’ Agostim Di Paratella

Rua Bernardo Guimarães, 2520 – Lourdes

facebook.com/dagostimdiparatella