O Valle Rústico é um restaurante com cara de sítio no Vale dos Vinhedos, com uma proposta diferente.

IMG_6692

Focado na cozinha de natureza, apresenta pratos contemporâneos no formato menu degustação que retratam toda a riqueza extraída da horta local. Milho, cebola, batata, tomate, amoras, cereja, frutas cítricas, folhas para a salada, ervas aromáticas, e inúmeras variedades de temperos são produzidos na horta e bosque do Valle Rústico.

IMG_6698

O que não é de produção própria é buscado de fornecedores das proximidades, selecionados entre 35 famílias de agricultores locais. A filosofia da casa é evitar grandes distâncias porque acreditam que o melhor alimento nasce mais próximo de casa. O menu segue as estações do ano e pode variar até mesmo diariamente, conforme o melhor que a natureza tem a proporcionar.

  IMG_6701

 

Escolhi, para acompanhar o menu degustação o espumante Calza Nature de Monte Belo do Sul. É feito pelo método champenoise mas não é feito o dégorgement, então as leveduras permanecem na garrafa resultando num espumante turvo e cheio de sabor.

IMG_6724

 

Couvert: Grissini de pão de queijo, pão com alho, focaccia e pesto de ervas da casa feito com folha de capuchinha, manjericão, azedinha e folha de cenoura.

IMG_6711

 

Tomates cereja temperados orégano, tomilho, manjericão, azeite e flores

IMG_6713

 

 

Moranga caramelizada com flor de lírio do brejo

IMG_6716

 

 

Creme de milho verde com cogumelos salteados. O milho crioulo, usado nesse creme, é uma variedade que veio com os imigrantes italianos para Serra Gaucha, e o chef Rodrigo faz a troca de sementes com vários produtores para incentivar o plantio.

IMG_6721

 

 

O menu pode ser adaptado a intolerâncias dos clientes, é só solicitar. Para se adequar as preferências do meu marido, esse último prato, por exemplo, foi substituído por uma batata gratinada com um queijo de colônia macio e levemente ácido de um produtor da cidade de Santa Tereza, que fica a 25 km do restaurante.

IMG_6719

 

 

Risoto de tomates confitados

IMG_6726

 

Matambre braseado e creme de feijão. O Matambre é a parte que fica entre a pele e a costela do boi, extremamente saboroso!

IMG_6729

 

 

Lasanha de berinjela

IMG_6731

 

 

Cordeiro assado com farofa de alho

IMG_6734

 

 

Sorbet de amora, brioche com figo, tortinha de uva, pien de doce de leite, mariola de colher (doce de banana)

IMG_6740

 

Destaque para subchef Matheus Loureiro, que foi bastante solícito e simpático em apresentar o menu e a filosofia do Valle rústico.

 

No final do almoço, um passeio pela área verde que circula o restaurante é a melhor pedida para o fim de tarde.

IMG_6763

 

Comida de qualidade, ar puro, uma taça de espumante em meio a natureza tornam a viagem realmente especial!

IMG_6770

 

 

O chef Rodrigo Bellora buscou os primeiros ensinamentos em gastronomia (Cozinheiro e Sommelier) no SENAC de Bento Gonçalves, seguido de uma grande experiência adquirida no intercambio profissional na Itália e profissionalização de Chef Avançado na UCS/ICIF em Flores da Cunha. Atua nos principais conselhos e associações de classe locais como Aprovale, Sindilojas, SHRBS da região da Uva e Vinho, SHRBS de Garibaldi, Comtur, entre outros. Junto com mais 5 associados fundou o Convivium Slow Food da Primeira Colonia da Imigração Italiana.

IMG_6787

 

 

Valle Rústico na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/71a_ColunaGastronomia_Valle-R%C3%BAstico-Vale-dos-Vinhedos.pdf

.

Valle Rústico

vallerustico.com.br

Linha Marcílio Dias, 15 da Graciema, Vale dos Vinhedos, RS, Brasil