A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), promoveu um almoço no Restaurante do Porto conduzido pelo enófilo Márcio Oliveira.

A CVRVV realiza a análise química e a prova dos vinhos, certifica e fiscaliza os produtos, atribui-lhes o Selo de Qualidade e dedica-se à divulgação dos mesmos em Portugal e no exterior. Essa ação não demorou a dar frutos: a exportação de vinhos verdes cresce ano a ano.

“ VINHOS VERDES ” – A Região do Vinho Verde estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro e Minho. Tem como limites ao norte o rio Minho, e ao sul, zonas montanhosas que constituem a separação natural entre o Douro e por último o Oceano Atlântico, que constitui o seu limite a poente. A região produz um vinho único no mundo. Foi demarcada em 1908 e tem cerca de 35.000 hectares de vinha, geralmente plantados em pequenas quintas. vinotícias

A denominação “vinho verde” não é por causa da cor do vinho, e sim pelo estilo jovem, em oposição a maduro, uma vez que o vinho é leve, pouco alcoólico, geralmente ácido, digestivo, bebido bem frio com sua agulha característica, que muitas vezes lembra um espumante. Um vinho refrescante que pode ser bebido em todas as estações do ano.

.

Espumante QM Super Reserva Alvarinho. Produzido com as mais exclusivas uvas da casta Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, este é o Espumante de Alvarinho de excelência!

img_1780

 

Entradas harmonizadas com Espumante QM Super Reserva:

Berinjela em conserva com torradas, queijo temperado com azeitonas portuguesas.

img_1773

 

 

Bolinho de bacalhau também harmonizado com Espumante QM Super Reserva

img_1787

 

 

Vinho Verde Muralhas de Monção

img_1788

 

 

O Muralhas de Monção harmonizou com salada de bacalhau com feijão branco, legumes e verduras

img_1781

 

 

Portal do Fidalgo 2006

Portal do Fidalgo 2013

Aqui uma degustação vertical, mesmo vinho com diferentes safras. É possível perceber a evolução do vinho.

img_1793

 

 

Os vinhos verdes harmonizam muito bem com bacalhau.

img_1802

 

 

Bacalhau grelhado com brócolis e batatas ao murroimg_1806

 

A estrela do almoço foi o Muros de Melgaço Alvarinho 2013, com passagem no carvalho francês por 6 meses, da sub-região de Monção.

img_1812

 

 

A torta de limão foi perfeita para ser apreciada com o Casal Garcia Sweet.

img_1814

 

 

O Vinho Verde é o segundo vinho português mais exportado, depois do vinho do Porto. A produção de vinho verde distribui-se por 48 concelhos do noroeste de Portugal, envolvendo mais de 22 000 produtores. Me apaixonei pelo frescor e “agulha” que provoca na boca. Ideal para o clima quente brasileiro.

img_1817

 

O Restaurante do Porto teve sua inauguração no ano de 1969, pelo Sr. José da Costa Duarte, o Saldanha, no bairro Santa Inês, que logo se especializou na culinária à base de peixes, principalmente do Bacalhau Português. Em 1978 abriu sua primeira filial, à Rua Conselheiro Lafaiete, 2.099, no bairro Cidade Nova, que se tornou a matriz e em 1984 inaugurou novas instalações à Rua Espírito Santo, 1.507, em Lourdes, nas quais manteve a tradição e a qualidade dos produtos e serviços. Neste meio tempo fundou a Pizzaria Porto, situada à Rua Rio Grande do Sul, 714, bairro Barro Preto. Trabalha com uma equipe de mais de 100 funcionários.

Frequento o restaurante há muitos anos com minha família e sempre levo meu pai lá quando não quer errar na pedida do bacalhau!

.

Sobre o Márcio Oliveira

Editor do Vinoticias. Orientador de Confrarias de Vinho. Professor de Gastronomia, Vinhos e Harmonização. Master em Vin de Provence. Consultor para Montagem de Cartas de Vinho para Restaurantes, Importadoras e Caves. Assessoria em Marketing de Vinhos. Ex-Diretor e ex-professor na ABS-MG. Ex-Diretor da SBAV-MG. Guia em viagens internacionais onde a temática é Vinhos e Gastronomia. Elaboração de Roteiros Enogastronômicos. Projetos de Adegas Climatizadas. Projeto, Promoção e Realização de Eventos. Palestrante, Ministra cursos no Espaço Enogastronômico.

Agradeço imensamente a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes pelo convite!

.

Vinho Verde

www.vinhoverde.com

Restaurante do Porto

Rua Espírito Santo, 1507, Centro, Belo Horizonte, MG, Brasil

restaurantedoporto.com.br