Nos dias 21 e 28 de setembro de 2016, às 19:30 o Agosto Butiquim recebe a presença ilustre do Eduardo Girão para um bate-papo sobre o que todo mineiro ama: queijos!

Nessa degustação você tem a oportunidade de provar alguns dos melhores queijos mineiros artesanais que harmonizo com as ótimas cervejas especiais que tem sido produzidas em Belo Horizonte e arredores.

O evento tem duração de aproximadamente duas horas e é dividido em introdução (jogo rápido, apenas para contextualizar), degustação guiada (provaremos cinco queijos e cinco cervejas) e um bate papo final (com dicas de como curar queijo em casa, lugares para comprar queijo e cerveja, produtores de ambos que recebem visitantes etc).

O investimento é de R$ 120 (cento e vinte reais), incluindo uma boa fatia de cada queijo, uma taça de cada cerveja para tirarmos nossas próprias conclusões e, ao final, uma rodada de um dos petiscos clássicos do Agosto, a matadora porção Dona Berinjela e seus dois Quitutes: cubos de carne serenada feita na casa, bolinho de angu recheado com taioba, fatias de berinjela crocante e molho de tomate picante! Pão e água também estão incluídos para limparmos o paladar

O bar que escolhido para o encontro, o Agosto, fica na Rua Esmeralda, 298, Prado. Simpático e com bons anfitriões (Lucas e Joana!), perto do hospital Mater Dei da Avenida do Contorno. Uma dica do Girão para você, caso queira esticar a noite por lá: o torresmo de barriga com quiabo e angu frito é ótimo!

Eu estarei lá!

Inscrições: eduardotristaogirao@gmail.com

E quem quiser formar grupos de degustação o Eduardo também está disponível!

.

Eduardo Tristão Girão 

Jornalista gastronômico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e repórter do jornal Estado de Minas desde 2004. Colaborou com as revistas Prazeres da Mesa, Gula, Encontro e do Supermercado Verdemar, além de ter integrado o júri da lista anual The World’s 50 Best (50 Melhores Restaurantes do Mundo), da revista inglesa Restaurant. Fez viagens gastronômicas pelo Brasil, Portugal, Chile e Espanha. Cobri a maioria das edições do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, além de eventos como Mesa Tendências (São Paulo; 2008 e 2014) e Madrid Fusión (Espanha; 2013). Avaliou bares e restaurantes para o Guia Unibanco Minas Gerais (editora Bei, 2005). Atua como jurado e mediador em competições e debates do setor gastronômico.