A histórica cidade mineira de 7 mil habitantes respirou sabores, novidades, descobertas e sensações com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. O evento alcançou números bem expressivos com o público de 45 mil pessoas que circularam pela cidade entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro de 2016. Foram cerca de 150 profissionais envolvidos na produção, mais de 25 mil pratos vendidos, 3 toneladas de comida preparada e mais de 25 mil cervejas e 6 mil garrafas de vinho servidos.

 img_9657

O público presente pode aproveitar mais de 300 atrações entre aulas, jantares especiais, palestras, degustações, shows, exposições, apresentações interativas, lançamentos de produtos e tours.O grande foco da programação é enaltecer e valorizar os profissionais e a diversidade dos produtos brasileiros.

img_9692

Aula de Peixes e suas cocções com o chef Leonardo Paixão do Glouton na Pousada Escola

img_9691

Camarão empanado

 img_9703

Polvo a galicia

img_9695

A pluralidade da culinária nacional também foi apresentada em atividades abertas ao público nos espaços do Largo do Chef e no Largo das Forras, onde receitas típicas de quase todos os estados foram executadas e degustadas.

 Cozinha ao Vivo com Beto Haddad

img_9723

Assador peruano

img_9725

Pão de queijo recheado com pernil confitado, chutney de manga e lascas de copa lombo defumada da A Pão de Queijaria.

  img_9741

Pão de queijo recheado com sobrecoxa de frango empanada em farinha de pão de queijo e molho picante e mini rúcula da A Pão de Queijaria

img_9738

Dadinho de tapioca com queijo curado da Serra da Canastra com geleia de pimenta vermelha do Chef Caetano Sobrinho do A Favorita

img_9749

Cornetto crocante com mascarpone, frutas vermelhas e sorvete de baunilha do Chef Caetano Sobrinho do A Favorita

img_9752

Lombo de bacalhau Gadus Mohua, tapenade de azeitona preta e farofa crocante de cebola queimada

img_9730

Camarão crocante e molho picante

img_9729

Lagosta grelhada com manteiga de ervas, purê de banana da terra e beurre blanc de limão galego

img_9728

Uma das novidades desta edição foi a campanha em prol da preservação do patrimônio histórico. Fundada por volta de 1702, a cidade mantem excelentes exemplares da arquitetura civil do século XVIII. Pensando na importância destes locais, a Asset (Associação Empresarial de Tiradentes) e a Prefeitura de Tiradentes, em parceria com a organização do festival, divulgaram em todas as pousadas, guias e folhetos números de charreteiros e taxistas, incentivando assim que as pessoas não circulassem no centro de carro. O meio ambiente também foi foco dos cuidados prefeitura, que fechou parceria com a Cooperativa de Lavras, recolhendo ao longo dos dez dias 9t de vidro, 1t de papel, 1,5t de plástico e 2t de material biodegradável/alimento.

Chef Onildo Rocha com tacinhas Degustatividade

img_9665

Cozinhe pra ela e Igulosas com tacinhas Degustatividade

 

img_9663

Igulosas com tacinhas Degustatividade

 

 img_9765

Ivo Faria (Vecchio Sogno), Alysson Muller (Rosso Restro, Floripa) e Jaime Barcelos ( Ostradamus, Floripa)

img_9772

Grandes nomes da gastronomia estiveram presentes, como Alberto Landgraf, Onildo Rocha, Carlos Kristensen, Morena Leite, Fred Trindade, Joca Pontes e Paulo Machado que assinaram menus especiais em jantares concorridos realizados nos restaurantes Angatu e Pacco&Bacco. Cada jantar homenageou o estado natal de cada chef, sendo eles: Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

Foi um sucesso!

.

Na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/48a_ColunaGastronomia_Festival-Cultura-e-Gastronomia-

 

Cobertura 2015:

.http://degustatividade.com.br/2015/08/18o-festival-de-cultura-e-gastronomia-tiradentes-2/

.

XIX Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes – 2016
Largo das Forras, Largo do Chef e Pousada Escola, Centro, Tiradentes, MG, Brasil

www.farturagastronomia.com.brTiradentes.pdf