​Imagine entrar numa lanchonete e descobrir que um desconhecido esteve ali e deixou um pão de queijo pago para você. E se além do pão de queijo, você ainda receber um bilhetinho com uma mensagem inspiradora para alegrar seu dia? Para celebrar o Dia do Pão de Queijo, em 17 de agosto, FGM vai unir duas grandes riquezas dos mineiros: o pão de queijo e a gentileza.

​O Pão de Queijo Amigo é uma ação de gentileza urbana, em que uma pessoa come um pão de queijo pago por alguém e pode retribuir com a mesma cortesia, deixando um pão de queijo pago para outra pessoa.

​A prática surgiu a partir do livro The Hanging Coffee, do tcheco Jan Burian, em que o personagem toma um café e, ao pagar a conta, deixa dois cafés pagos: o seu e um pendente para o próximo cliente.

​A iniciativa vem sendo replicada no mundo todo, usando como produto o café, lanches, almoços, entre outros. O produto de consumo gratuito vem sempre acompanhado de uma mensagem inspiradora deixada pelo anônimo que praticou a gentileza, o que incentiva sua reprodução numa reação em cadeia.

​De acordo com o Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Agostinho Patrus Filho, a ação visa “divulgar o pão de queijo – uma das marcas identitárias de Minas Gerais –, além de envolver a sociedade em ações de gentileza urbana associadas à Gastronomia e de valorizar as quitandas mineiras”.

​Em 17 de agosto, Dia do Pão de Queijo, diversas cafeterias e lanchonetes de Belo Horizonte, que comercializam o produto, participarão da ação, estimulando seus clientes a praticarem a gentileza. “Achei muito interessante a iniciativa, que une o que há de melhor na nossa gastronomia – o pão de queijo –, com o melhor de nossa essência – a gentileza”, destacou Alessandro dos Santos Venuto, proprietário de quatro lanchonetes da franquia Empada’s, participante do projeto.

Para Rosimeire Viera, proprietária de uma franquia da Cafeteria Mr. Black, que também aderiu à ideia do Pão de Queijo Amigo, a rotina e correria do dia a dia muitas vezes não dá espaço para gestos de gentileza e de amor ao próximo. “A ideia é uma oportunidade de praticar a cortesia. Estou certa que meus clientes irão aderir ao projeto”, diz.
Para Bruno Braz Golgher, diretor do Café com Letras, a ação contribui não apenas para a divulgação de um dos principais produtos que faz referência à culinária mineira, mas também para a afetividade. “A ação gera uma corrente entre pessoas que não se conhecessem, uma relação de afeto é formada no processo e as pessoas são contagiadas por isso de forma positiva”, sublinha.

A FGM e cafeterias parceiras convidam os mineiros para participar desta corrente e celebrar o Dia do Pão de Queijo praticando gentileza.

​Pão de Queijo
​A iguaria mineira, cuja fama ultrapassou as fronteiras do Estado, tornou-se uma paixão nacional. O pão de queijo é apreciado não só pelo sabor, mas também por sua versatilidade. É uma ótima combinação com sucos, chás, refrigerantes, sem falar na parceria perfeita com o café mineiro coado na hora.
​Mesmo que haja divergências sobre a origem do pão de queijo, os mineiros garantem que essa história de amor já existe há muito tempo. Especula-se que o quitute já era fabricado pelos escravos no final do século XVIII. Fato é que o produto popularizou-se mesmo a partir da década de 1950, quando o polvilho substituiu a farinha comum na receita original.

​Famoso por ter as melhores receitas do pão, o estado de Minas Gerais é reconhecido internacionalmente por fabricar os típicos pães de queijo.

Estabelecimentos participantes do Pão de Queijo Amigo

1. A Pão de Queijaria
Rua Antônio de Albuquerque, 856

2. Academia do Café
Rua Grão Pará, 1024 – Funcionários

3. Armazém Dona Lucinha
Rua Padre Odorico, 38 – São Pedro

4. Boca de Pito
Shopping 5ª Avenida, Loja 29 – Piso B, R. Alagoas, 1314

5. Café Kahlúa
Rua dos Guajajaras, 416 – Centro

6. Café Cine Brasil
Rua dos Carijós, 258 – Centro

7. Café com Letras Liberdade
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

8. Café com Letras Savassi
Rua Antônio de Albuquerque, 781 – Savassi

9. Cafeteria da Fazenda
Rua Montes Claros, 752 – Anchieta

10. Dona Diva Café & Quitandas
Av. Augusto de Lima, 744 – 163 – Mercado Central – Centro

11. Empada’s Barro Preto
Avenida Augusto de Lima, 1288 – Barro Preto

12. Empada’s Centro I
Rua Rio de Janeiro, 290 – Centro

13. Empada’s Centro II
Rua São Paulo 656, na Galeria do Ouvidor, loja 42

14. Empada’s Floresta
Rua Itajubá, 445 – Loja C – Floresta

15. Empada’s Funcionários
Rua Professor Moraes, 562, loja 17 – Funcionários

16. Empada’s Gutierrez
Av. Francisco Sá, 1122 – Loja 08 – Gutierrez

17. Empada’s Santa Efigênia
Av. Brasil, 76 – Santa Efigênia

18. Empada’s Santa Tereza
Rua Hermilo Alves, 338 – Santa Tereza

19. Empada’s Savassi
Av. Getúlio Vargas, 1714, loja 2 – Savassi

20. Empada’s Serra
Av. Getúlio Vargas, 286, loja 1 – Serra

21. Intuição & Grão Café
R. Itajubá, 350 – Floresta

22. Lanchonete Senac
Rua Tupinambas 1038 – Centro

23. Lanchonete Unifenas
Rua Professor Hermínio Guerra, 75, Itapoã

24. Los Mineiros Food Truck
Rua Fernandes Tourinho, 1040 – Lourdes (em frente ao Mestre Cervejeiro)

25. Mocca Coffee & Meal
Rua Desembargador Jorge Fontana, 50 – Belvedere

26. Mind the Coffee
Av. Cristóvão Colombo, 501 – Savassi

27. Mr. Black Santo Agostinho
Rua Dias Adorno, 260 – Santo Agostinho

28. Oca Café Espaço Cultural
Rua Henrique Badaro Portugal, 480 – Loja 5 – Buritis

29. Quitand’arte
Rua Antônio de Albuquerque, 369 – Savassi

Frente da Gastronomia Mineira

http://frentedagastronomiamineira.org/pointofsale/5696/