Vários ambientes da CASA COR Minas 2016 celebram a gastronomia e os encontros por ela proporcionados. Um dos destaques desta edição será uma cozinha-estúdio, onde acontecerão algumas edições do programa Terra de Minas, da Rede Globo Minas, que terá programação especial durante o período da mostra. Projetado em um container pelos arquitetos Luís Gustavo Vieira e João Lucas Pontes, da OBJ Design, um dos destaques será a vista para a Lagoa da Pampulha. Em seu interior, uma cozinha mineira será o cenário para conversas e receitas deliciosas. Em uma das paredes, uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, com a reprodução de desenhos da Lagoa da Pampulha.

Muita gente acredita que o segredo da longevidade do Niemeyer, vinha do consumo diário de abacate. E foi daí que a Sorveteria Easy Ice e o Gustavo Greco, criaram um picolé para homenagear a Pampulha (Patrimônio Cultural da Humanidade) e seu criador. A delícia não está à venda ainda, mas será distribuída gratuitamente na Casa Cor Minas Gerais e na Greco Design.

O picolé de nata com abacate ficou sensacional!

IMG_9339

Tive a honra de experimentar em primeira mão o picolé durante o brunch preparado pelo chef Felipe Rameh no seu novo empreendimento, o Bento Catering.

IMG_9259

Sanduíche de salmão defumado e creme azedo

IMG_9248

Bruscheta de gorgonzola, nozes e maçã verde

IMG_9251

Queijo da Serra da Canastra não poderia faltar!

IMG_9249

Queijo Bello, curado na turfa

IMG_9250

O espaço do bar estará pronto para receber os visitantes da casa cor e para relaxar nos lounges com vista para a Lagoa da Pampulha.

IMG_9344

Com essa vista para Lagoa da Pampulha

IMG_9266

Depois de vencer o prêmio IF Design Awards 2016 na categoria “Arquitetura e Interiores” com o projeto “Casa de Vidro”, apresentado na CASA COR Minas 2015, a arquiteta Cristina Menezes retorna à mostra este ano com um ambiente que promete dar o que falar. A profissional assina a Cozinha Funcional, que vai receber chefs e cursos gastronômicos. Sobre o ambiente, Cristina comenta: “O espaço é minimalista, conceitual e bastante funcional, privilegiando a função do chef, já que a grande atração é o preparo da comida. Aliás, a funcionalidade está em todos os detalhes, como estantes com mini hortas, mobiliário em linhas paralelas e simétrica para boa visibilidade de qualquer ponto, e eletrodomésticos à mão do chef, tudo sob uma iluminação cênica.”.

IMG_9341

Este ano a Casa Cor Minas Gerais ganha um toque diferente pelas mãos e a criatividade de renomados Chefs de Cozinha, dentre eles Leonardo Paixão do Glouton, Guilherme Melo, do Hermengarda; Arlen Fortes, do Tchê Parrila; Jaime Solares, da Borracharia Gastropub; Flávio Trombino, do Xapuri; Caetano Sobrinho, do A Favorita; Lucas Peloso, do Villa Robert e Américo Piacenza, da Cantina Piacenza. Na Cozinha Inusitada, sob curadoria do Chef Gabriel Trillo as aulas serão ministradas na cozinha funcional projetada pela arquiteta Cristina Menezes. No valor de R$160 para os encontros adultos e R$125 para a Cozinha Kids, o ingresso dá direito à visitação da mostra, além da aula e degustação dos pratos. De 31 de agosto a 4 de outubro. Ingressos na blueticket.com.br.

Programação completa: http://degustatividade.com.br/2016/08/casa-cor-cozinha-inusitada/

IMG_9276

A arquiteta e designer de interiores Valéria Alves faz sua quinta participação na mostra com a Cozinha Gourmet, um dos espaços mais esperados do público. Em uma área de 90m², a profissional está trabalhando no desenvolvimento de um ambiente inovador, com foco na sustentabilidade. Um dos diferenciais desta cozinha será um teto confeccionado em lona tensionada, que irá aproveitar a iluminação natural. A proposta do ambiente é que ele seja um espaço ideal para reuniões e confraternizações.

IMG_9290

A inovação está no tanque criatório para peixes, localizado sob uma horta em L, que abraça a bancada de cozimento.

IMG_9273

A “Sala de Vinho”, projeto assinado pela arquiteta Sílvia Carvalho, apresenta um ambiente dedicado não apenas ao colecionador, mas também aos bons consumidores de vinho. Além de contar com uma grande adega climatizada, com capacidade para manter 450 garrafas em condições ideais de armazenamento, o ambiente apresenta diversos elementos que valorizam a experiência da degustação. Entre eles está o fato de as garrafas ficarem dispostas como verdadeiras ‘obras de arte’ e um estar aconchegante, onde os visitantes vão poder compartilhar a experiência da degustação. Há ainda uma pequena biblioteca, que reúne volumes sobre a bebida e seu consumo, criando um clima convidativo e, ao mesmo tempo, propício a experiências enriquecedoras para os enófilos. No espaço para degustação, um quadro para anotações informa sobre a melhor forma de  harmonização dos vinhos e as combinações apreciados no dia.

IMG_9357

 

A CASA COR Minas Gerais chega completamente revigorada aos seus 22 anos de existência. Pensada inicialmente como um evento de design e de arquitetura de interiores, a mostra ganhou novos contornos e expande sua esfera de atuação, transformando-se numa plataforma geradora e disseminadora de conteúdo, ampliando e reforçando sua presença junto ao público e profissionais. Com a proposta de comemorar o título conquistado recentemente  pelo Conjunto Arquitetônica da Pampulha junto a UNESCO, a CASA COR Minas irá promover uma série de ações especiais, além de ocupar outros importabtes espaços na orla da lagoa como Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile e Iate Tênis Clube.

.

CASA COR Minas Gerais 2016

Alameda das Latânias, 30 – São Luiz – Pampulha – Belo Horizonte

Ponto de referencia: Esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima

www.casacorminas.com.br

De 30 de agosto a 04 de outubro de 2016