Svarten Mugg, taverna escandinava novidade em BH! Uma autêntica experiência viking. Estive lá para apreciar os sabores do chef Kiki Ferrari e do bartender Conrado Salazar.
A temática nórdica se faz presente da ambientação, nada caricata e bastante contemporânea, ao cardápio.
Hidromel, mistura fermentada de água e mel, que possuí variação alcoolica de 5% a 14% e pode ser suave, semisseco ou seco, de acordo com a quantidade de açúcar no mel usado. Feito na casa, o hidromel do Svarten Mugg não aparece apenas na carta de drinks. Ele foi parar na cozinha, onde faz parte da mostarda de hidromel, um molho rústico à base de mostarda, cerveja e hidromel.
Svärten Mugg Smörgåsbord, a tábua degustação da casa com salsichão artesanal, rosbife, salmão curado, queijo viking, repolho roxo agridoce com frutas vermelhas, picles de pepino, mostarda de hidromel, maionese de raiz forte e pão de cereais + chopp artesanal no chifre viking.
Do catchup ao pão, passando pelo queijo nórdico, tudo é feito na casa!
Uma extensa carta de cervejas importadas e artesanais, abrangendo vários estilos, foge das cartas comuns da maioria dos bares de BH, que repetem muitos rótulos. Além das cervejas em garrafa, a casa conta com seis taps rotativos de chopp, sendo que três com cervejarias próprias: Brooklyn, Sátira e Inconfidentes (alternando entre Grimor, Jambreiro e Vinil), os outros três variam diariamente. Os chopps podem ser servidos no chifre de 700 mL. Você ainda pode comprar um para levar para casa!
Stekheta Frikadeller – almôndegas de carne ao fogo com creme de salsa e curry, ervilhas frescas e farelo de gorgonzola. Acompanha champignon cream
Viking smirrebrod – costela suina defumada ao molho barbecue de cidra, chucrute e crocante de nozes pecan com mostarda e salsinha
Lilla troll-hatten: chapéus de troll. Mix de cogumelos com cebolas baby salteados no molho escuro de cerveja, manteiga de tomate, hortelã e grãos de mostarda amarela.
Nyskördad sallad (salada de folhas com maçã e cranberries secos, queijo de cabra e tomates-uva)
Risengrød – Doce escandinavo de arroz ao creme de cheese cake com maçã verde, amêndoas tostadas, dill e calda de frutas vermelhas
Olbrod (doce de pão cervejeiro) – Doce de pão de mel e cerveja preta, sorvete de creme e nozes pecan tostadas
Chef Kiki Ferrari, passou pelo MeetMe e pelos extintos Mambo e El Toro, comanda a cozinha. Ele é o criador dos famosos molhos Chef n Boss . Sua trajetória profissional veio da cozinha clássica e pan-asiática, passando pela contemporânea até a cozinha autoral fusion. Hoje se dedica a consultorias em todo o Brasil e ao seu canal no YouTube, o Mistura Brava.
Conrado Salazar, especialista em coquetelaria e sommelier de cervejas e sócio da casa. Historiador por formação, caiu na profissão de bartender meio que por acaso ao ser convidado para trabalhar na inauguração de uma boate em 2009. A partir daí, foi se tornando cada vez menos historiador e mais bartender. Anos depois, acumula passagens por diversas casas, consultorias, prêmios e um diploma sommelier de cervejas.
Foi uma noite muito agradável com meus amigos do BH Dicas, Baixa Gastronomia, Ingrediente da Vez, A Gente Adora e Ameixa Japonesa.
My friend BG do blog Baixa Gastronomia registrando meus clicks!
Adorei, BG!
Ainda quero voltar para provar o Akuavit, destilado de cereais “temperado” com especiarias típicas, tradicional em toda Escandinávia, e o Jenever, considerado o ancestral do gin inglês, bebida um pouco mais adocicada e popular nos Países Baixos. Outra curiosidade é o Glögg, vinho temperado com especiarias nórdicas. A casa também tem uma carta de single malts.
Muito obrigada pelo convite!
Svärten Mugg Taverna
Rua Santa Rita Durão, 1056, Funcionários, MG, Brasil