O cook show do Alma Chef está agitadíssimo com muitos cursos, degustações, confrarias e eventos corporativos. É lá que acontecem as aulas das cinco turmas de vinte alunos do chef Felipe Rameh.

IMG_2123-

 

O curso é semestral e inclui 5 aulas-jantar, 1 vez por mês, de 20:30 as 23:00, com temas variados.

IMG_2127

 

As aulas são bem descontraídas, com uma taça de espumante a beira do fogão e um papo sobre cultura, técnicas e experiências gastronômicas.

Espumante Brut Boschi Rosé, Serra Gaúcha, Brasil

IMG_2132

 

O Chef Felipe Rameh escolheu pratos tradicionais com um toque de glamour. De entrada uma versão de salada Waldorf, feita com gorgonzola, salsão, maçã fuji, maçã verde, limão siciliano, endívia, nozes pecan, pontas de ciboulette, maionese artesanal, dill e suco de limão.

IMG_2158-

 

A maionese foi feita na hora com de gema de ovo, mostarda Dijon e suco de limão. É possível fazer em casa utilizando o liquidificador, na batedeira ou na mão, batendo com um fue, como foi demonstrado na aula. Ela dura de dois a três dias na geladeira.

IMG_2168-

 

Para quem não gosta do amargor da endívia o chef sugere trocar por outra folha que agrade.

IMG_2178-

Salada Waldorf – gorgonzola, salsão, maçã fuji, maçã verde, limão siciliano, endívia, nozes, pontas de ciboulette, maionese artesanal, dill e suco de limão

IMG_2185

 

O prato principal escolhido foi o Beef Weelingon. Felipe Rameh explicou que é um prato que tem muitas variações, sendo possível rechear com espinafre, cogumelo, castanha portuguesa, linguiça, morcilla, e por aí vai, de acordo com a criatividade do chef.

IMG_2153-

 

Foi escolhida a versão do chef britânico Gordon Ramsay em que o filé é envolvido com massa folheada e, parma e duchele de cogumelos, feita com cogumelo paris fresco, porcini hidratado em água e fígado de galinha flambado no conhaque.

IMG_2156-

 

Na versão original do famoso chef, a carne é pincelada com English Mortard, uma mostarda forte e picante, mas como é mais difícil encontrar, foi usada a mostarda Dijon.

IMG_2157-

 

O segredo da receita é acertar o ponto da carne, já que fica difícil controlar dentro do forno. Pode ser utilizado um termômetro para auxiliar.

IMG_2191-

 

Pincelada antes de ir para o forno.

IMG_2210-

 

Outra dica é qualidade da carne, de raça britânica, do Frigo Estrela. Esses e mais detalhes você só fica sabendo no curso!

IMG_2220-

 

Para acompanhar uma musseline de batata.

IMG_2228-

 

Felipe Rameh confessou que foi a primeira vez que fez um beef wellington na vida.

IMG_2249-

 

E ele acertou em cheio o ponto da carne, a crocância da massa e os sabores da duchele de cogumelos.

IMG_2248-

 

Filé Wellington por Gordon Ramsey – filé envolto com massa folheada e duchele de cogumelos. Acompanha musseline de batata.

IMG_2264

 

Como sobremesa aprendemos carolinas, que são pequenas bombinhas feitas de massa cozida modeladas com saco de confeiteiro.

IMG_2203-

 

Depois de assadas, podem ser recheadas ou servidas puras como acompanhamento de caldos.

IMG_2282-

 

A versão da aula foi feita com sorvete de pistache da gelateria Lullo e calda quente de chocolate Callebaut 70% cacau.

IMG_2296

 

Todas as turmas ganharam de presente folhas hidropônicas da Be Green, uma fazenda com preocupação ecológica e produtos livres de agrotóxicos e pesticidas, parceira do Alma Chef.

IMG_2328

 

Vídeos no instragram:

https://www.instagram.com/p/BDouszRqoua/?taken-by=degustatividade

https://www.instagram.com/p/BDo1VhKqoqp/?taken-by=degustatividade

https://www.instagram.com/p/BDpAKI3Kotj/?taken-by=degustatividade

 

 

Na primeira aula desse semestre os alunos aprenderam sobre a cozinha trivial, técnicas básicas e tipos de cozimentos. O cardápio foi aquela comida simples do dia a dia: bife a cavalo, frango assado, copa lombo, quiabo, abobrinha refogada, banana frita e couve, mas que deve ser bem feita, com toque de chef. É a partir daí que se ganha base para cozinhar pratos mais elaborados.

Na próxima aula vamos aprender receitas funcionais, um cardápio elaborado com auxílio da nutricionista Aline Penedo. O peixe em crosta de sementes e castanhas acompanhado de quinoa e cogumelo tostado promete! Sem falar nas entradas: ceviche de coco freco, dashi com tofu e algas e salada de abacate. A sobremesa também será levíssima: frutas tostadas. Já estou ansiosa!

Muito obrigada pelo convite, Felipe! Foi show!!!

Mais Degustatividade no Alma Chef:

http://degustatividade.com.br/?s=%22alma+chef%22

Alma Chef Casa de Gastronomia

Rua Curitiba, 2081, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.almachef.com.br