As cervejas artesanais estão em alta! E o turismo cervejeiro também cresce a cada dia com rotas cervejeiras, harmonizações, profissionais especializados no ramo e espaços cada vez mais requintados para receber os clientes.
Nesse contexto a Backer atende muito bem aos amantes de cerveja com uma fábrica aberta ao público para visitação, acompanhamento de mestre cervejeiro, restaurante com cardápio criado por chef conceituado, espaço para eventos e loja de suvenires.
O artista e apreciador das cervejas especiais Rogério Fernandes desenvolveu uma arte nos tanques cervejeiros da Backer.
A decoração, assinada pela renomada Beth Nejm e pelo arquiteto Marcelo Furtado, é um dos grandes destaques. Cada detalhe foi pensado para trazer um pouco da atmosfera das grandes cervejarias do Mundo para o Brasil.
Uma parede de barris coloridos de chope, e os tijolinhos a mostra trazem todo um charme para o ambiente, que comporta até 240 pessoas. O formato do prédio lembra antigas fábricas do Velho Continente com um pé direito alto.
A iluminação tem atenção especial, feita com lâmpadas LED, com direcionamento que valoriza ainda mais cada ambiente.
A intenção é fomentar diversos eventos e festivais no restaurante durante o ano inteiro, apresentando renomados chefs e experts em cervejas.
É um passeio para o dia inteiro, principalmente para apreciar os 17 tipos de cervejas que a casa produz harmonizando com os pratos muito bem servidos do cardápio.
Desde outubro de 2015 o chef Felipe Galastro comanda o restaurante. Ele passou por restaurantes de renome: O Dádiva, Trindade e Alma Chef, e hoje na cozinha da Backer usa suas técnicas para melhorar os métodos de cocção de alimentos, organização da cozinha, além de reformular todo o cardápio. A sua proposta é a desconstrução da cerveja, compreendendo o seu processo de fabricação e os ingredientes, para um melhor aproveitamento nas receitas do cardápio. São feitos estudos com o mestre cervejeiro Sandro Duarte para a aplicabilidade dos componentes da cerveja nos preparos dos pratos.
Joelho de porco inteiro, hidratado na cerveja Pilsen, pururucado e guarnecido com chucrute especial da casa, purê de maçãs verdes e batatas ao chimichurri.
Las Mafiosas – filé mignon grelhado com a Tommy Gun e molho de canastra, acompanhado de pão cervejeiro e fatias de baguete artesanal. Esse pão cervejeiro é feito com o substrato do mosto da cerveja produzida na fábrica Backer e é finalizado com pouco de Backer Brown Ale.
Sugestão do final de semana: panturrilha de porco com sorbet de chocolate amargo e legumes orgânicos da Ilma Correa.
Para conhecer melhor sobre as cervejas artesanais da Backer, a fábrica recebe grupos de até 10 pessoas para visitações aos sábados em dois horários: 10:30 e 11:30.
A visita é conduzida pelos beer sommeliers da casa Heitor Silva e Priscila Colares ou pelo mestre cervejeiro Sandro Durte. Foi ele que me recebeu e apresentou com todo seu entusiasmo as instalações da fábrica. O bate-papo gira em torno das perguntas dos participantes do tour.
O tour começa com um vídeo institucional sobre a história da Backer e na sequência as explicações sobre como nascem as cervejas: moagem, mosturação, clarificação, cozimento, fermentação, maturação até o envaze.
Da sala multimídia os participantes são conduzidos para o pátio de fabricação: a maternidade cervejeira.
A Cervejaria Backer reformulou parte da sua fábrica especialmente para abri-la às visitações. A proposta é fazer com que os visitantes tenham uma experiência única, bem similar aos passeios em fábricas de bebidas em outros países como na Europa por exemplo.
Atualmente são mais de 8 mil pessoas por mês que visitam o Pátio Cervejeiro, tendo se tornado referência como ponto turístico de BH, inclusive clientes estrangeiros que vem conhecer não só a estrutura, mas, as cervejas também.
Produz hoje 17 tipos de cervejas. Iniciou com um a linha básica: Pilsen, Pale Ale, Trigo e Brown. Em 2010 veio a linha Três Lobos com ingredientes especiais na composição como capim limão; açúcar mascavo e laranja-da-terra. Depois vieram a Medieval (Belgian Blond Ale) e a Capitão Senra (Vienna Lager). Em 2015 a cervejaria começou o ano com a visita da norte-americana Alex Nowell que veio ao Brasil trazer um pouco do seu conhecimento cervejeiro. Fruto dessa visita foi o lançamento da Série Las Mafiosas: Tommy Gun (Double IPA), Corleone (Imperial Red Ale) e Diabolique (IPA).
Estive no lançamento das duas novas cervejas: a Reserva, uma Old Ale que passa por barril de carvalho e a Julieta, uma Fruit Beer com cereja, framboesa, mirtilo e tamarindo na composição. Ambas já entram premiadas com ouro inédito no Concurso Brasileiro das Cervejas que aconteceu em Blumenau, no mês de março. Vale ressaltar que na Premiação – Melhor Cerveja do Ano na Categoria Experimental, a Reserva ganhou 1º lugar geral e a Julieta 3º lugar geral, dentre todas as cervejas experimentais inscritas, de todo Brasil, neste concurso.
Nas útimas etapas, o envase
Garrafas na fila da etiquetagem
Depois de conhecer todo o processo de produção, vem a melhor parte, a degustação! Degustamos três cervejas da linha 3 Lobos: Exterminador de Trigo (American Wheat/Rye), Pele Vermelha (American IPA) e Bravo (Imperial Porter) mais duas: Capitão Senra e Medieval, as minhas preferidas!
A Régua de degustação com cinco tipos de cerveja está incluída no tour pela Maternidade Cervejeira
Ainda teve de brinde um copão da Backer Trigo tirado na hora!
A experiência dura em torno de 45 minutos e inclui a régua de degustação com cinco shots de cervejas, um pote cervejeiro da Backer com uma cerveja tirada direto do tanque e um cerificado de participação.
Há ainda uma loja de souvenir da Backer, com camisetas, bonés, kits, copos, taças, chaveiros e outros produtos personalizados.
Ótimas opções para presentear e colecionar.
Junto com o mestre cervejeiro Sandro Duarte e o Munir Khalil, um dos sócios da Backer.
Muito obrigada pelo convite! A experiência foi maravilhosa!
Templo Cervejeiro Backer
Rua Santa Rita, 220, Olhos D’ Água, Belo Horizonte, MG, Brasil