Eduardo Maya recebeu, na Assembleia Legislativa, o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais pela sua grande contribuição para o desenvolvimento da gastronomia mineira.

IMG_1790-

Carioca de 57 anos, Luiz Eduardo da Silva Maya – mais conhecido por todos como Eduardo Maya – tem quase 20 anos dedicados ao estudo, ao trabalho e ao desenvolvimento da gastronomia de Minas Gerais. É idealizador de importantes projetos que promovem nossa culinária em todo o Brasil, entre eles o concurso Comida di Buteco, criado em Belo Horizonte em 1999 com a proposta de se instituir um evento que valorizasse a cozinha típica e os botecos de BH. Com apenas 10 participantes na primeira edição, hoje, após 15 anos de sua fundação, reúne 45 botecos somente na Capital e está presente em 20 cidades de todo o Brasil.

É também idealizador e gestor do projeto Aproxima, o qual visa a permitir o contato dos melhores produtos e produtores mineiros com chefs de cozinha e o grande público. A iniciativa busca a valorização da cultura gastronômica de Minas. Segundo Maya, “o nome sintetiza o conjunto de ações envolvidas nesse grande encontro gastronômico: aproximar a tradição e o novo, o prazer e o negócio, os mineiros e suas raízes, as montanhas e o mundo.”

IMG_1794

O chef promove, ainda, a feira gastronômica que ocorre no Mercado Central; conduz o Centro Culinário, onde pesquisa produtos, dá aulas, faz eventos e palestras; é gestor da Cozinha/Escola Nestlé, em parceria com o Mercado Central de Belo Horizonte; e, junto com Ralph Justino e Eduardo Avelar, é idealizador e atual presidente da Oscip Conspiração Gastronômica, que promove a culinária e os sabores de Minas Gerais.

Após a cerimônia foi oferecido um coquetel que contou a história de vida do Chef EduardMaya, nas cidades que viveu. São Paulo, com o famoso pão com mortadela, o Maya, nas cidades que viveu. São Paulo, com o famoso pão com mortadela, Rio de Janeiro com Feijoada, Brasília com baião de dois, Belo Horizonte com a sua linguiça Wursha e Londres com o fish and chips.

E o fish foi a famosa tilápia do Chef Jaime Solares.

IMG_1798

Fotos Valdez Maranhão

IMG_1801 IMG_1802 IMG_1803

 

Obrigada pelo convite!

 

 

Aproxima

http://projetoaproxima.com.br/