A Borracharia Gastropub agora é Borracharia Gastrobar!

Localizado dentro de um posto de gasolina no alto da avenida Afonso Pena, a Borracharia é um bar que oferece um menu descomplicado e com o toque original do Chef Jaime Solares. Os pratos e petiscos são bem elaborados, com diversas opções de tapas a preços reduzidos.

borr

Além de mudar o nome de “pub” para “bar”, a nova marca da Borracharia incorporou o “Belzonte – MG”, que mostra o carinhoso jeitinho mineiro de se referir à capital do estado. A logo traz ainda uma mudança na letra e elementos típicos de uma borracharia, que remetem à decoração da casa e ao estilo rústico do local.

A ideia é atualizar o conceito do bar em todos os sentidos – da marca à cozinha –, usando como inspiração a simplicidade e a tradição dos bistrôs franceses. Segundo Jaime, que morou durante cinco anos na França, os bistrôs são, em sua essência, locais de bairro, que servem pratos simples e tradicionais da região, sempre bem feitos e a um preço razoável. “A ideia é oferecer aos clientes um bistrô mineiro, com pratos típicos da nossa terra e uma boa relação preço-qualidade”, explica o chef.

Alinhada à essa mudança, a casa traz ainda mudanças no cardápio, que passa a oferecer drinks feitos com cachaça Spiral. Produzida na Zona da Mata mineira, a bebida do mestre alambiqueiro Sandro Moraes tem sabor e aromas suaves e adocicados, desenhada para ser tomada em shot ou para composição de coquetéis.

A partir deste mês, o menu passa a contar com seis drinks Spiral. Os nomes dos drinks tiveram inspiração no dia a dia da Borracharia e em lendas urbanas da cidade. Dessa forma, fica valorizada mais uma vez a cultura popular do belorizontino e se faz uma homenagem ao local que acolheu o restaurante e lhe confere um charme todo especial.

Segundo Jaime, que morou durante cinco anos na França, os bistrôs são, em sua essência, locais de bairro e ambiente rústico, que servem pratos simples e tradicionais da região, sempre bem feitos e a um preço razoável. “A ideia é oferecer aos clientes um bistrô mineiro, com pratos típicos da nossa terra e uma boa relação preço-qualidade”, explica o chef.

Como sempre, Jaime arrasou nos pratos dessa noite de harmonização de drinks!

Espetinho de polvo no vinagrete

IMG_4708

.

Harmonização: Loira do Bonfim (Xarope de Morango, Maracujá e Bitter)

IMG_4756

 

 

Lombo na fumaça com cebola marinada e aneto

IMG_4717

 

Harmonização:

Capeta do Vilarinho(Limão Capeta, Triple Sec e Xarope simples)

IMG_4757

 

 

Crocante de pé de porco com baru – servido no Diñer des Grands Chefs

IMG_4721

 

 

Harmonização perfeita com drink @spiraldrinkmaker Pneuzinho – limao taiti, hortelã, xarope simples

IMG_4758

 

 

Filezinho curado com taioba e tomatinho

IMG_4724

 

 

Harmonização: Maria Papuda (Uva, Manjericão, Xarope simples, e Bitter)

IMG_4759

 

 

Mexidão do Borracheiro

IMG_4729

 

Harmonização: Caipirinha do Borracheiro (Limão Taiti e Açúcar)

IMG_4760

 

E a constatação do querido Nenel do Baixa Gastronomia: “O Jaime é um BG com AG ou AG com BG?”

É que o Jaime é um chef da alta gastronomia, no formato de bar, despretensioso, que serve pratos que seriam simples, mas com muita técnica. Consegui explicar, BG?

IMG_4761

 

 

Sobre a Spiral:

“Cachaça suave, adocicada, de aromas leves mas de personalidade! Desenhada especialmente pra composição de drinks e coquetéis, fácil harmonização e padrão impecável de qualidade.
O primeiro drinkmaker do brasil. Mas, afinal o que é drinkmaker? É ser a base perfeita para drinks perfeitos. É levar ao pé da letra o conceito de “mix it up”, de se misturar. É ser uma cachaça produzida sob o mais alto padrão de qualidade, capaz de valorizar todos os sabores da mistura de qualquer drink.

1000 Montes – Linha especial de sofisticadas cachaças envelhecidas que trazem o equilíbrio entre madeira e cachaça. Com produção limitada em pequenos lotes. Produzidas em duas versões sendo elas 6 anos de envelhecimento em toneis de amendoim e 7 anos de envelhecimento de barris de carvalho francês. Outras 3 versões serão lançadas no inicio do ano de 2016: Amburana, Jequitibá Rosa e uma versão bruta (Raw).

1000 Montes Amendoim – Armazenada por 6 anos em toneis de amendoim. Madeira em extinção, hoje rara, que não transfere cor intensa, mas tom suave como uma água de coco. Revela e acentua as qualidades da cachaça, preservando suas melhores características e adicionando notas de pera fresca ao destilado. Fantástico espírito destinado para degustadores avançados da cachaça.

1000 Montes Carvalho – Armazenada por 7 anos em barris de carvalho francês que lhe proporciona coloração dourada leve com sabores e aromas de baunilha e amêndoas. Aromas e sabores são equilibrados e percepção do álcool suave trazendo sofisticação ao destilado. Destilado de combinação aromática harmoniosa.

 

DESTILARIA DESTOM

Sua estrutura está sediada na zona rural da cidade de Faria Lemos, na Zona da Mata mineira, uma região de extrema riqueza de recursos naturais e belíssimas paisagens. Possui capacidade de produção de 700.000 garrafas (350.000 litros).

A Destom também é um modelo de sustentabilidade ambiental, formando um verdadeiro consórcio entre a produção de cachaça e a pecuária. Isso porque, no processo produtivo, o suco da cana é usado para a produção dos destilados e seu bagaço para alimentação de gado durante o período de seca (o que acontece coincidentemente no mesmo período da produção da cachaça). O vinhoto, resíduo final da destilação, também tem sua correta destinação, sendo utilizado para fertirrigação do canavial, melhorando a produtividade por hectare como fertilizante natural.

Conta com um espaço de visitação com capacidade de 50 pessoas por dia, onde são oferecidos café da manha de recepção, almoço com comidas típicas mineiras e café da tarde com os produtos da região. Neste espaço também é possível adquirir produtos da região e também as cachaças produzidas por esta. Para aqueles que desejam permanecer por mais tempo, há opção de hospedagem na cidade vizinha de Pedra Dourada.

Visando melhorar a visitação, a Destom iniciará a construção 2016 de um resort para oferecer novas experiências e hospedagem aos visitantes, permitindo a eles terem vivencias de situações reais do campo. Como acompanharem toda a produção da cachaça desde a colheita ate o envase, visitarem plantação de cafés especiais, explorarem a seus sentidos com treinamento sensoriais.”

Mais detalhes:

www.cachacaspiral.com.br
www.drinkmaker.com.br

 

Muito obrigada pelo convite! Foi show!

 

Borracharia Gastro Pub

Av. Afonso Pena, 4321, Esq. Rua Bambuí (No posto de gasolina), Serra, Belo Horizonte, MG, Brasil

https://www.facebook.com/borracharia