Jeri é um verdadeiro paraíso! Um vila bem pequena toda de areia, pé na areia mesmo, até os restaurantes são na areia, ou seja, tem que andar descalço ou no máximo um chinelo! O por do sol é absurdo de lindo, o sol lá é gigantesco e se põe no mar.

O pequeno vilarejo é tombado como área de preservação e parque nacional brasileiro e está localizada a cerca de 360km de Fortaleza. Conhecida mundialmente como uma das 10 praias mais lindas do Brasil.

Recomendo contratar um guia e seguir de 4×4 pelas praias. O passeio dura o dia inteiro e passa por mais de 20 praias. O Fred foi nosso guia e recomendo 100% o passeio com ele! Mora em Jeri há 11 anos e conhece tudo do lugar! Sério, liga pra ele que o passeio vai ser top: (88) 9907-2401. Ele faz a viagem com calma, tira muitas fotos, faz quantas paradas para banho você quiser e conta ótimos casos! hahaha

Saímos as 5:00 da manhã. Nosso roteiro:

  • Cumbuco
  • Lagoa do Cauipe – parada para baixar o pneu
  • Porto do Peçanha
  • Mirante da Taiba
  • Praia da Periquara – energia éolica
  • Praia da Pedra rachada
  • Enseada do Paracuru
  • Dunas do Paracuru
  • Farol do Paracuru
  • Desvio para Lagoinha
  • Mirante e Praia  – descidona com emoção
  • Barra do Trairi – inspeção da travessia
  • Praia do Guajiru – Rede Beach Resort – Zorah Beach
  • Flecheiras –  parada para banho e petiscos na Barraca Vira Sol
  • Emboaca
  • Mundaú
  • Atravessamos a Balsa e parada para banho
  • Praia da Baleia
  • Praia do Maceió
  • Apiques
  • Caetanos ou coqueirais
  • Sabiaguaba
  • Prais do cemitério
  • Icaraizinho
  • Parada para banho de água doce no São Francisco
  • 13km de reta
  • Ultima parada – por do sol no Racho do Peixe

http://degustatividade.com.br/2015/07/rancho-do-peixe-prea-jericoacoara/

 

ONDE COMER EM JERI

Tamarindo – super badalado, serve peixe, camarão, frango, filé, saladas, pizza e massas, ambiente charmoso e rústico.

http://degustatividade.com.br/2015/07/tamarindo-jericoacoara/

 

Lagosteiro – muita opção de lagosta, polvo, camarão, peixe, carne, ambiente simples.

http://degustatividade.com.br/2015/07/lagosteiro-jericoacoara/

 

The Chili Beach – saladas, sopas, risotos, massas, carne, peixe, lagosta, ambiente refinado. Fica num Boutique Hotel e só recebe não hóspedes mediante reserva.

http://degustatividade.com.br/2015/07/the-chili-beach-jericoacoara/

 

Naturalmente – crepes sensacionais

http://degustatividade.com.br/2015/07/naturalmente-jericoacoara/

 

Samba Rock – musica ao vivo TOP e drinks ótimos.

http://degustatividade.com.br/2015/07/samba-rock-jericoacoara/

 

Gelato e Grano – sorvete italiano de primeira.

http://degustatividade.com.br/2015/07/gelato-e-grano-jericoacoara/

 

Outros que não deu tempo de conhecer mas que eu incluiria no roteiro:

  • Hurricane
  • Na Casa Dela
  • Pimenta Verde
  • Leonardo da Vinci

 

PASSEIOS

Duna do Por do Sol – fica bem na praia principal de Jeri. No final da tarde todo mundo sobe a duna para ver o espetáculo!

LITORAL OESTE

Tatajuba – indico ir de quadriciclo, muuuito divertido! Passa por várias dunas, para no Santuários dos Cavalos Marinhos em Camocim, mangue seco, ski bunda na Duna do Funi e Lagoa da Torta com restaurantes dentro do lago cheios de redinhas para relaxar e almoçar um peixe fresquinho. Dá pra ir de bugue ou 4×4 também.

LITORAL LESTE

Pedra Furada – eu fui a pé beirando a praia, um visual lindo e uma boa caminhada por cima do morro, já que a maré estava alta. Dá pra ir por traz também, num caminho mais curto de onde saem os guias, charretes, cavalos, quadriciclo, bugue, pode escolher. Em agosto o sol se põe no meio da pedra! É bem muvucado…

Árvore da Preguiça – pela ação do vento, a árvore ficou envergada com raízes à mostra. Fica lotado de gente tirando foto, tem que dar sorte…

Praia do Preá – frequentada especialmente pelos praticantes de kitesurf e windsurf. O Racho do Peixe fica no Preá e vale a pena passar o dia todo lá, na tranquilidade!

Lagoa Azul – é um braço da Lagoa do Paraíso, mas está ficando abandonada.

Lagoa do Paraíso – Cartão postal de Jeri onde tem as famosas redes mergulhadas em águas cristalinas. São várias opções de restaurantes:

 

Vale a pena ficar hospedado na Lagoa do Paraíso e curtir a fogueira da pousada Anjo Azul, vendo as constelações, as estrelas cadentes e ouvindo as histórias do Rubens e do Dimas.

Outra opção de hospedagem imperdível é a Casa B&B. Delfim te recebe como se fosse um amigo de longa data e ainda prepara um menu confiance de alto nível com ingrediente locais e muita cultura.

http://degustatividade.com.br/2015/07/casa-bb-menu-confiance-lagoa-do-paraiso-jericoacoara/

DICAS GASTRONÔMICAS DO DELFIM:

“Eu acho que da vila de Jericoacoara não preciso dar “dicas” porque as informações estão em todo lugar e, além disso, existem dezenas de restaurantes – alguns bons e muitos apenas turísticos – não conheço todos, mas aqui vai a minha opinião.”

CULINÁRIA: PIMENTA VERDE, FREDYSSIMO, CARCARÁ
VER E SER VISTO: TAMARINDO
CHIC: VILA KALANGO, CHILI BEACH
ITALIANO: LEONARDO DA VINCI
PIZZA: ARAXÁ
PEIXE: PEIXE BRASILEIRO
REGIONAL: NA CASA DELA
SORVETERIA: GELATO

COMER, BEBER NA LAGOA PARAISO E EM JIJOCA.
As informações contidas abaixo devem ser checadas. Tudo pode mudar sem aviso prévio.

NA LAGOA PARAISO
** Locais a beira da lagoa

**ALCHYMIST Beach Club (pertissimo da Casa B&B, pela praia) – aberto durante o dia. Caminhando pela praia (150m, á esquerda) encontra-se o Alchymist. Lugar agradável, frequentado basicamente por turistas. Bar e restaurante com mesas, espreguiçadeiras, redes dentro d’água. Peixe, frango e carne.

**CHEZ LORAN VIP – Pousada e Restaurante – Lagoa Paraiso, Corrego do Urubu s/n Tels.: (88)36691195 e (88)99349629 /
Pousada e restaurante a beira da praia da Lagoa Paraiso, dirigida pelo simpatico casal de portugueses Cristina e Luis.  Aberto o dia todo e jantar apenas com reserva. Provem os pratos portugueses com frutos do mar SPA de 9:00 as 20:00

**POUSADA DO PAULO – Pousada, bar e restaurante
Paulo, o dono do estabelecimento reside há mais de 20 anos em Jijoca, é um dos italianos pioneiros na região. Aberto durante o dia. Ótimo lugar para ir de dia. O bar e restaurante fica a beira da lagoa com area interna e externa. Pratos variados, caipirinhas. E se você gosta de ostras pergunte pelo Ozeti (vendedor ambulante que frequenta o local).

** RESTAURANTE DO JOSIMAR (pertissimo da Casa B&B, pela praia). Aberto durante o dia. É um dos restaurantes a beira da lagoa, fica a 200metros à direita, caminhando pela praia. Peixes e galinha caipira (sob encomenda).

E, experimentem as refeições ou façam vocês mesmo na

** CASA B&B
Refeições (peixe, frango ou carne com acompanhamentos). Pratos e petiscos à la carte. Reserva com 4 horas de antecedência. Menu degustação (à consultar) reserva com 24 horas de antecedencia. Bebidas em geral e carta de vinhos.

EM JIJOCA

CASARAO – Bar e Restaurante (em frente a igreja matriz) 2a. – sab: 18:00-01:00 / (88)96058289 Bar e restaurante frequentado, principalmente, pelos moradores de Jijoca. Servem pratos básicos da culinaria brasileira. Sugestão: caipirinha Casarão.

DUMUNDU – Bar e Restaurante AV. JERICOACOARA, 448 3a. – 5a.: 16:00 – 24:00 / 6a. e dom: 12:00 – 24:00  Forró Pé de Serra; 6a. e dom à noite. Música variada ao vivo: sab à noite (88)98288419. É mais bar que restaurante.  Tem caipirinha e caipirão!

FEIJÃO DE CORDA –  Culinária Regional. Av. Jericoacoara, 477 – Centro – Jijoca
88-97295146, 8871-7151, 81090385. Feijão de corda, cabrito, buchada de bode, carne de sol, caldinho de mocotó, baião de dois, etc. Boa opção para os apreciadores da culinária nordestina.

FREDYSSIMO LAGOA – A melhor pizza da região fica do outro lado da Lagoa Paraiso. É só telefonar para Antonio (88) 99170517 e torcer para ele estar disponivel. Ë imprescindível reservar, sempre com 1 dia de antecedencia. Marca-se um ponto para atravessar a lagoa de jangada – é agradável quando a lagoa está cheia – ou contorne a lagoa de carro.

KIOSQUE DA VILA – Av. Jericoacoara, 124 – Vila Brandão Cel. (88)9944-8141
Horário: 19:00 as 23:00 Bar e restaurante do Ronaldo e Maria é simples mas com qualidade e serviço atencioso. Experimente a costelinha de porco, arroz biro-biro, arroz carreteiro e carré de cordeiro. E tem até a cebola marinada do Rubayat.

NIGHT BAR (bar do Emiclésio) ou CAJUEIRO BAR (bar do Carlinhos) Corrego do Urubu, s/n Cel. 9669-0875 Para quem quiser conhecer um bar de bairro (muuuuuito simples), frequentado pelos nativos. Cerveja, caipirinha, cachaça, camarão. Churrasco, e galinha caipira sob encomenda com 24 horas de antecedencia. Muitas vezes estacionam carros dos nativos com paredão de som. Tem uma mesa de “sinuquinha”.

PIZZA PAZA – Se você não conseguir marcar no Fredyssimo Lagoa, vá a Pizza Paza que fica no centro de Jijoca.

no PREA

AZUL DO MAR restaurant & lounge. Av. Beira Mar s/n. (88) 9827-3677 e 9674-4170
Restaurante em frente a Praia do Prea, onde ficam os praticantes de kitesurf. Espaço confortável e com boa estrutura e culinária de qualidade.

… no PARAGUAI

JOEL – É um barracão, no meio do “nada”, é onde os nativos frequentam para comer galinha caipira. Aproximadamente 25 minutos de carro.

na CAIÇARA

PIZZARIA VERO CAPO – Assada em forno a lenha é uma das melhores pizzas da região. Fica na Vila Caiçara – 8 km da CASA B&B.

e no BAIXIO II

CHÁCARA DO RAUL – Rodovia 85, depois do km 270 percorra mais 600m e entre à esquerda na estrada de terra e depois do bar do Claudio é a terceira casa.
Hiper simples, fora da cidade. Não é bar, não é restaurante, não é casa, mas a comida é boa. Galinha caipira, galinha d’angola (capote), caranguejo, milho, etc.
É só ligar um dia antes para Marta ou Teotonio (88 99060880).

=========
Nota: todas as informaçoes, preços, horarios são baseadas em dados obtidos nos locais e com profissionais da area, no entanto pode haver alterações. É conveniente confirmar na época da viagem.