Espumantes Ferrari: tradição e qualidade ímpar – um dos cursos imperdíveis do sommelier Guilherme Correa na VI FEIRA DE VINHOS SUPER NOSSO!

image1

Ferrari é o maior nome da Itália em espumantes método clássico. Um século de história, sempre presente nas principais celebrações no seu país e no exterior, inclusive no Oscar e no Prêmio Nobel. A Ferrari é uma obra-de-arte esculpida pelo talento de várias gerações da família Lunelli e pelo tempo. Seus espumantes permanecem por longos períodos sobre as leveduras, de onde extraem textura e complexidade. Na Ferrari Maximum Brut são 3 anos de autólise sobre as lias, na Ferrari Perlè 6 anos e na Giulio Ferrari, incríveis 10 anos. A Ferrari Perlè foi recentemente eleita no mais importante concurso internacional de espumantes o “melhor espumante do mundo fora da Champagne”.

image2

Ferrari Maximum Brut – Chardonnay – Palha com reflexos dourados, brilhante, perlage fino e duradouro. Complexo, tostado e maduro, embora muito refinado. Grande personalidade na boca, com avelãs e crosta de pão, cremosa, harmônica e persistente. Amadurecimento: 36 meses “sobre as leveduras” na garrafa, no mínimo. Harmonização: carpaccio di branzino (carpaccio de robalo), triglie fritte (trilhas fritas), grigliata di scampi e funghi (grelhado de lagostins e cogumelos frescos), calamari ripieni alla griglia (lulas recheadas com alho, salsinha e pão banhado no azeite extra-virgem), tempura, sushi e sashimi.

image3

Ferrari Maximum Rosé – 60% Pinot Noir, 40% Chardonnay – Bela coloração cereja, bolhinhas finas e muito persistentes. Distinto, com aromas de cerejas e morangos silvestres, além de tons florais. Excelente frescor e harmonia na boca, revelando amêndoas doces e minerais. Amaduremcimento: 24 meses “sobre as leveduras” na garrafa, no mínimo.

Ferrari Perlé Brut – Chardonnay – Cor palha de média intensidade, é uma explosão em bolhas finíssimas na taça. Desconcertante riqueza olfativa (limão, maçã assada, brioche, amêndoas). Cremoso e elegantíssimo, tem toque mineral e é muito longo. Amadurece por 72 meses sobre as lias na garrafa.

image4

Ferrari Demi Séc – Chardonnay – Palha intenso e reluzente. Inebriante perfume de frutas tropicais (banana, ameixa) contornados por flores silvestres e um toque de mel. Amável ingresso em boca, cremoso, com fina persistência frutada. Amadurecimento: 30 meses “sobre as leveduras” na garrafa, no mínimo.

image5

 

Guilherme Corrêa AIWS (Associate member of Institute of Wines & Spirits) é mineiro de Belo Horizonte, formado em economia pela UFMG. Inaugurou a profissão de sommelier em Minas Gerais, no ano de 1995, no restaurante Vecchio Sogno. Em 2000, se tornou o primeiro sommelier brasileiro a se formar no exterior, na Associazione Italiana Sommeliers, em sua seção territorial da Toscana. Consagrou-se campeão brasileiro de sommeliers nas duas oportunidades em que disputou o certame, em 2006 e 2009. Foi ainda o melhor sommelier de toda a América Latina no Iº “Mejor Sommelier de las Américas” da Alianza Panamericana de Sommeliers, em 2009 na Argentina. Eleito pela revista Meininger’s Wine Business International o “Melhor Sommelier” do Brasil, em sua seção Who’s Who em 2009, Guilherme recebeu recentemente em Londres o Diploma Certificate na WSET® Wines and Spirit Education Trust (Pass with Merit), um dos únicos seis brasileiros a ostentar o título atualmente. Pela mesma WSET® também qualificou-se como Certified Educator. Desde 2002 o sommelier Guilherme Corrêa é diretor técnico da importadora Decanter, cuidando da prospecção de vinhos, do marketing técnico e do departamento de “wine education” da empresa.

image6

 

Excelente o curso!

IMG_4499