Mercado Central e Projeto Aproxima apresentam novo evento de gastronomia com calendário fixo para 2015

Feira com 15 barracas de comidas elaboradas com ingredientes mineiros e cervejas artesanais promete ser nova referência boêmia de Belo Horizonte

Uma parceria que tem tudo pra dar certo e que Minas Gerais agradece. O Mercado Central, que em 2015 comemora o Ano da Gastronomia, e o Projeto Aproxima se unem para lançar um novo evento gastronômico que vai agradar em cheio os apreciadores da comida mineira e das cervejas artesanais. É a Feira Gastronômica – Mercado Central e Aproxima que, a partir do dia 20 deste mês e sempre na terceira sexta-feira de cada mês, acontecerá no estacionamento superior do Mercado Central.

O evento será realizado sempre das 19h à 1h da manhã, dando uma nova “cara noturna” ao espaço e com todos os ingredientes para se tornar uma referência boêmia na cidade. A Feira Gastronômica – Mercado Central e Aproxima contará com a participação de chefs, restaurantes e bares de BH, que vão oferecer pratos preparados especialmente com produtos mineiros em 15 barracas. A cada edição, será promovido um rodízio entre os participantes, para que a Feira Gastronômica – Mercado Central e Aproxima sempre traga novidades para o público. Um dos desafios de cada barraquinha de comida será preparar pratos ou petiscos com ao menos um ingrediente típico de qualquer região de Minas Gerais, aproximando as pessoas que estarão presentes no evento dos produtos e produtores do Estado.

E como se trata de um novo formato, haverá espaços para venda de fichas para compra dos pratos e das cervejas artesanais que vão aceitar dinheiro, cartões de débito e crédito. Além disso, para tornar o ambiente mais descontraído e animado, o chef e DH Beto Haddad vai comandar o set list da Feira Gastronômica – Mercado Central e Aproxima. Tudo isso com entrada franca.

Outra parceria entre as duas instituições que promete dar o que falar é o Reality dos Chefs, que deve ser realizado no mês de julho. Os principais chefs de cozinha e profissionais da gastronomia de Minas Gerais vão se enfrentar em um reality show dentro do Mercado Central. Eles terão pouco tempo para comprar os produtos e elaborar pratos diferenciados no espaço da Cozinha Escola Nestlé.

O coquetel de inauguração do  projeto foi um sucesso! Chop Backer e petiscos do Casa Cheia!

IMG_1972

Torresmo de Barriga

 IMG_1973

Jiló, claro que tive que pedir um prato enorme só pra mim!!!

IMG_1974

Almôndegas de Carne de Sol recheada de queijo

IMG_1976

Mercado Central

O Mercado Central, um dos principais destinos gastronômicos do país e uma referência para Belo Horizonte, preparou uma série de eventos para fazer de 2015 o Ano da Gastronomia. Além de já ter realizado alguns cursos especiais para o Dia da Mulher, com o tema “Gastronomia com Poesia”, ministrados pelo gastrônomo e idealizador do Projeto Aproxima Eduardo Maya, outras atividades vão acontecer mensalmente na programação do Mercado Central, de acordo com as tradicionais festas do ano, como Páscoa, Dia das Mães, dos Pais e das Crianças, Dia dos Namorados e outras comemorações.

Projeto Aproxima

Idealizado pelo chef Eduardo Maya, o Projeto Aproxima tem o objetivo de elevar o status e valorizar a gastronomia mineira como a mais rica do Brasil. Para isso, produtos típicos de cada região de Minas Gerais, os pequenos produtores do interior e o “saber fazer” tradicional, que faz parte da nossa cultura popular, são os atores principais. E para fazer com que os belo-horizontinos resgatem o interesse pelos produtos mineiros e que todo Brasil conheça profundamente nossa gastronomia, o Projeto Aproxima é dividido em etapas. Uma delas é o Circuito Gastronômico Aproxima, que reuniu em junho de 2014 mais de 80 estabelecimentos, entre restaurantes, cafés e quitandas, cada um com um prato elaborado especialmente para o evento com ingredientes mineiros (o evento será realizado novamente em junho de 2015). Outra etapa é a Feirinha Aproxima, realizada no primeiro sábado de cada mês, em diferentes pontos de Belo Horizonte, que traz a cada edição 30 novas barraquinhas com foco especial nos produtores mineiros. A Feirinha Aproxima já foi realizada também em São Paulo (SP) e há convites de outras capitais e países. Agora, há também a Feira Gastronômica – Mercado Central e Aproxima, que vai acontecer no estacionamento do Mercado Central. Por fim, será realizado, ainda com data a definir, o Estação Aproxima, que promete levar o público de BH a uma imersão na gastronomia mineira.

Fotos: Valdez Maranhão

O Mercado Central e o Chef Eduardo Maia receberam a imprensa especializada em gastronomia para o lançamento do Festival Aproxima que será realizado no Mercado Central de BH.

Guilherme Girão, Marcela (2byfood), Léa Araújo (Degustatividade), Bruno Braz, Sérgio Monteiro (Tchê Parrilla).

_IMGM7419

Clara Senra (Alho e Pimenta), Eduardo Maya, Léa Araújo (Degustatividade).

 _IMGM7440

 

 

 

 

 

 

 

 

Flávio Trombino (Xapuri), Léa Araújo (Degustatividade).

_IMGM7443

 

Léa Araújo (Degustatividade), Ivo Faria (Vecchio Sogno), Clara Senra (Alho e Pimenta)

_IMGM7468

 

Projeto Aproxima

www.projetoaproxima.com.br

www.facebook.com/projetoaproxima

Mercado Central

 Av. Augusto de Lima, 744, Centro, Belo Horizonte, MG, Brasil
www.mercadocentral.com.br