A viticultura mineira acaba de conquistar sua Indicação de Procedência junto ao INPI. A certificação traz mais competitividade e reconhecimento aos vinhos de inverno, consolidando o Sul de Minas como uma região vitivinícola de destaque no Brasil.

Poderão utilizar o selo “IP Sul de Minas” vinhos das variedades Syrah, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Marselan, Tempranillo, Petit Verdot, Pinot Noir e Grenache, para tintos e rosés; Sauvignon Blanc, Viognier, Marsanne e Chardonnay para brancos provenientes de videiras de altitude igual ou superior a 800 situadas na área geográfica que abrange os municípios de Boa Esperança, Bom Sucesso, Campos Gerais, Cordislândia, Ibituruna, Ijaci, São Gonçalo do Sapucaí, São João da Mata, Três Corações e Três Pontas, após serem aprovados pelo Conselho Regulador do NRPROVIN-SM.

À frente dessa conquista está Murillo de Albuquerque Regina, considerado o pai da dupla poda, que inverteu o ciclo da videira para que a colheita acontecesse no inverno seco e ensolarado do Sul de Minas.

Para provar desse terroir, escolha um dos 24 rótulos da carta de vinhos do Trintaeum, 100% mineira. Desde que você compre um vinho mineiro para consumo imediato ou levar para a casa, a rolha é free no restaurante.

 

IP Sul de Minas – Vinhos de Inverno na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta