Edgar Carter e Karine Mollenhauer fazem vinhos que resgatam o terroir chileno dos vales de Itata e Maule, livres de agrotóxicos, a partir de leveduras selvagens.

A história do casal de enólogos começou em 2014 com a produção de 5.000 garrafas, expandiu mercado em 2018 para Nova York, São Paulo, Belo Horizonte e hoje atinge 35.000 garrafas.

Dos nove rótulos da Carter Mollenhauer degustamos seis durantes as comemorações do primeiro ano de loja física da Liber Wines.

Encantei-me pelo Lonquen Arriba 2022 (R$429), proveniente de videiras de 220 anos das melhores parcelas da uva País, cultivada em Pachagua.

Degustamos com  filé mignon ao molho roti com risoto de queijo brie.

Outro rótulo interessantíssimo é o Aurora de Itata Semillón (R$279), que na safra de 2022 foi lançado a partir de uma vinificação em solera, modo como se fazem os aclamados vinhos de Jerez, composto do mosto das últimas cinco colheitas.

 

Adquiriu mais complexidade em relação ao Aurora de Itata Semillón 2019, que já era um vinho laranja de extrema qualidade, frescor e elegância, proveniente de vinhas de 124 anos.

Apreciamos com carpaccio ao azeite de carvão, espuma de grana padano.

Para finalizar, flan de doce de leite

Grande honra aprender com o enólogo!

.

Carter Mollenhauer na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta.

.

Liber Wines

Rua Major Lopes, 613, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil

liberwines.com.br