Em meio a um jardim repleto de plantas e flores que adentram o pequeno restaurante, Lydia Gonzalez se conectou com sua terra natal para servir exclusivamente um memorável menu degustação de seis etapas (R$310) aos finais de semana.

Trata-se de uma cozinha de produto que acompanha as estações com foco no que tem de mais fresco no mercado.

Já no couvert fiquei admirada pelo patê de fígado noisette, que tem textura de chantilly de tão aerado. A conserva de jiló com banana passa é um clássico fixo da casa, espetacular. Queijo de ovelha Val Di Fiemme, manteiga queimada e o premiado azeite Borriello são outras iguarias para passar nos pães de fermentação natural – focaccia, pão de canela e polvilho com grãos.

Em uma inusitada combinação de peixe e torresmo, o Albacora foi servido em fatias cruas com tangerina, pimenta de cheiro, katsuobushi, folhas de moringa, pururuca e farinha pubada, amei.

Cogumelo, pinhão e acelga se apresentam soltos no prato para serem integrados à massa aberta Fazzoletti.

Desmanchava no garfo a costela com mariola em cima da macia mandioca cozida.

Sorbet de limão galego e suspiro com pétalas de rosa mariquinha limpam o paladar

para o surpreendente manjar de Funghi com cacau cabruca da Bahia e quebra-queixo.

Bruno Sobreira é o braço direito da Lydia e conduziu o menu plenamente.

Bisneta de vitivinicultores, Janaína Massarotto é enóloga e proprietária da vinícola Marzarotto fundada em 2017, hoje sediada em Nova Pádua/RS. Desenvolveu uma linha autoral com 12 rótulos produzidos com uvas criteriosamente escolhidas em vinhedos da Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e Serra do Sudeste. A Peverella foi a primeira uva branca vinda da Itália para o Brasil, esteve esquecida e agora está em evidência no mercado de pequenos produtores.

O Pleno Peverella 2023 (R$170) é produzido com uvas de cultivo protegido onde a cobertura plástica das vinhas propicia controle de danos por adversidades climáticas sobre a produção e maturação dos cachos, o que resulta na redução do uso de fungicidas em 70%. Com suave picância, encontramos aromas de frutas e flores brancas.

Já virou rotina nossa passar no Angá antes de ir para Búzios. Com meu Croquete favorito.

 

.

Angá Ateliê Culinário na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta.

.

Mais degustatividade no Angá.

.

Angá Ateliê Culinário

Rua Argentina, 393, Nogueira, Petrópolis, RJ, Brasil

instagram.com/angaatelieculinario