Volta às aulas de gastronomia no Renato Quintino Gastronomia.

“Isto dá Samba” foi a inspiração para a primeira aula desse ano, no intuito de combinar ingredientes e chegar naquela receita que dá certo, e deu samba!

Colorida e carnavalesca, a salada de melancia, melão, pepino, queijo feta e tahini ao limão e ervas foi a abre alas da noite. Adorei a combinação, bem refrescante. Pedi acréscimo de coentro como de praxe.

Camarão e coco já é certo que dá samba, e foi acrescido de caramelo de dendê. Prato de sabores adocicados.

O frango “demi-deuil”, meio-luto, é uma receita da gastronomia Lyonense que tem origem em 1808. Passou pelas mãos de chefs famosos como Paul Bocuse e Mother Brazier (primeira mulher a ganhar 3 estrelas no guia Michelin). Trata-se do frango recheado de trufas, cozido no vapor e servido com um maravilhoso molho. A ideia de combinar aves e trufas remonta ao século XVII.

Em se tratando de clássicos, no Brasil o arroz com feijão é certeiro. Envolvido pelos elementos do vinagrete o arroz tornou-se alegre e delicioso. Feijão rico é aquele “adubado” com itens da feijoada. Couve na farofa e um belo bife de chorizo. É claro que deu samba tudo isso na mesa para compartilhar.

Levíssimo, o Gâteau au chocolat Suzy de Pierre Hermé combinou deliciosamente com ameixas frescas em calda de licor de cassis e iogurt. Um show de sobremesa.

 

.

Mais Renato Quintino no Degustatividade

.

Renato Quintino Gastronomia

Rua Congonhas, 564, Santo Antônio, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.renatoquintino.com.br