Lotus Eaters, o poder narcotizante de plantas, raízes, flores e especiarias. Tema da quarta aula desse semestre no Renato Quintino.

Segundo a mitologia grega, os comedores de lótus eram pessoas que viviam em uma ilha dominada pela árvore de lótus, uma planta de poder entorpecente cuja identidade botânica é incerta. Há milénios procuramos elementos que nos trazem sensação imediata de bem estar.

A busca por calmantes naturais seja em forma de chás, aromas e óleos deu origem a receitas bem interessantes nessa confraria do Renato. Foi selecionado uma série de óleos essenciais da dōTERRA Emotional Aromatherapy de uso na gastronomia para entrarem nos pratos compostos por alimentos que por si só já tem propriedades prazerosas.

A raiz de lótus com seu poder antioxidante deu origem a um crostini com tomates grelhados, temperado com óleo de abacate, cebola roxa, tabasco, limão, coentro e gersal.

Chutney de tangerina com o umami do tucupi e o formigamento do jambu mais um “queijo” de castanhas foram espalhados no brioche, uma entrada adocicada que poderia ser também uma sobremesa.

Renato fez uma manteiga de óleo de flor de laranjeira para regar o tiradito de atum vermelho acompanhado de pilaf de cúrcuma e cardamomo.

Matcha, o broto do chá verde, é fonte fortalecedora do sistema imulológico dentre vários outros benefícios e foi usado para o molho de iogurte do camarão com pure de espinafre, pedacinhos de maçã verde, pistache e dill.

Para o polvo grelhado, escolhemos entre óleo de coco com aroma essencial de gengibre ou canela com batatinhas com parmesão e ervas.

Não poderia faltar um chá de cogumelos, porém não tão alucinógenos, mas bem saboroso com um macio rosbife de filé, ghee com black pepper e zimbro.

Aroma de baunilha de Madagascar, calda de café e canela do Ceilão com seu alto teor de polifenóis e flavonoides envolveram a ambrosia.

Do bar de coquetéis escolhi um com cachaça de jambu e outro com capim santo.

Carpe diem!

.

.

Mais Renato Quintino no Degustatividade

.

Renato Quintino Gastronomia

Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.renatoquintino.com.br