Durante a pandemia o sommelier Gustavo Giacchero fez várias lives com o enólogo e rockeiro argentino Marcelo Pelleriti, que realiza anualmente na Bodega Monteviejo o Festival Wine Rock e teve a ideia de executar esse evento em BH. “A Bianca Bosker, jornalista convertida em sommelière de Nova Iorque já faz esse trabalho e até mesmo aqui em BH temos um sommelier, o Robson do Glouton, que sempre falou em harmonizar notas musicais com notas gustativas do vinho. Por um instante eu imaginava que isso seria um pouco de viagem, mas é comprovado que dá sim para harmonizar o som com a bebida,” relata Gustavo Giacchero. Para completar, é amigo de longa data do cantor e compositor Daniel Lima, formado em Produção Musical e Engenharia de Áudio em Nova Iorque, vocalista do tributo ao Pearl Jam “Singles”, única banda do planeta autorizada pelo próprio Pearl Jam a regravar material do grupo norte-americano. Os dois amigos embarcam nessa harmonização e foi assim que surgiu a ideia do Vinho & Rock, que em breve irá anunciar sua quinta edição.

vinho e rock10

O lançamento do projeto foi no restaurante do Pellegrino com cinco rótulos da Bodega Monteviejo, o segundo encontro teve vinhos ibéricos no Sátira Lounge e o terceiro evento harmonizou vinhos e músicas sul americanos no Timbuca, o qual tive o prazer de participar.

“Ciro Lilla, proprietário da Mistral e de uma das primeiras importadoras que trabalhei, a Vinci, dizia que a história do vinho no Brasil só mudaria quando ele fosse consumido no bar. Ter a oportunidade que o chef Caetano Sobrinho está nos dando hoje de apreciar bons vinhos aqui no Timbuca está sendo uma honra nós”, declara Gustavo Giacchero.

vinho e rock9

De entrada, pastel de Queijo Canastra curado com geleia de pimenta e torresmo com barbecue de goiaba, corriqueiros no menu Timbuca.

vinho e rock 1

Especialmente para essa noite saiu um maravilhoso arroz de rabada com coalhada seca, agrião e chips de cebola e também um sorrentino de Queijo Canastra curado.

vinho e rock7

Para adoçar, brigadeiro de colher com farofa de paçoca.

vinho e rock8

Eis os vinhos sul americanos que o sommelier Gustavo Giacchero selecionou para harmonizar com as canções interpretadas pelo Daniel Lima:

Primeiro lance:
ALMA JOVEN MERLOT / TANNAT, Canelones, Uruguai
Imigrantes vindos da Itália, os Toscanini se instalaram em Las Piedras, departamento de Canelones, e, valendo-se de sua larga experiência na área, trataram de se dedicar à vitivinicultura. A bodega é comandada pela quarta geração da família, que passou pelos vinhos de garrafão e hoje dedica-se a produção de vinhos finos. Vinho tinto de médio corpo, macio e frutado. Bem equilibrado com a fruta marcante da Merlot e a estrutura do Tannat.

Not The only way – Daniel Lima
No Ceiling – Eddie Vedder
La edad del cielo – Jorge Drexler
Wicked Game – Chris Isaac
Sitting on the dock of the bay – Otis Redding

vinho e rock2

Segundo lance:
MARAY RESERVA CARMÉNÈRE, Cachapoal, Chile
Produzido pela Viña Tabali, uma das primeiras vinícolas a apostar em vinhedos na pré cordilheira e próximo ao Oceano Pacífico. Um Carménère clássico, com notas de pimenta, ervas e especiarias, com 6 meses de barrica de Carvalho. De bom corpo mas com o frescor do litoral.

Californication – Red Hot
Omaha – Counting Cows
Drive – Incubus
Mr. Tamborine Man – Bob Dylan
Better Together – Jack Johnson
Hey My Friend – Daniel Lima

vinho e rock3

Terceiro lance:
CASA GERALDO RESERVA SYRAH, Andradas, Sul de Minas Gerais, Brasil
Vinho mineiro, da Serra da Mantiqueira. 20% estagiou em barricas de Carvalho. Um vinho de boa estrutura e bem aromático.

Amor de Indio – Beto Guedes
Caçador de mim – Milton
Leo e Bia – Oswaldo Montenegro
A seta e o alvo – Moska
Animal – Daniel Lima

vinho e rock4

Quarto lance:
MALAKARA OAK CASK BLEND, Mendoza, Argentina
Um vinho feito na região de Mendoza, assinado por ninguém menos que Marcelo Pelleriti. Um corte de Malbec, Cabernet Sauvignon e Merlot Que estagia 9 meses em barricas de Carvalho. Um vinho de boa intensidade e equilibrado.

Santeria – Sublime
De Musica Ligera – Soda Stereo
Power of Love – Huey Lewis
I won’t give up – Jason Mraz
Free – Donavon
Best that we can – Daniel Lima

vinho e rock5

Quinto lance:
CORAZÓN DEL INDIO, Maule, Chile
Produzido pelo francês Pascal Marty, referência em produzir vinhos de qualidade nas Américas desde meados da década de 80. Engenheiro agrônomo e enólogo, Pascal foi winemaker da Baron Philippe de Rothschild por mais de 14 anos e criador de vinhos icônicos como o californiano Opus One e Almaviva, em parceria com a Concha Y Toro. Um corte em partes iguais das uvas Cabernet Sauvignon, Carménère e Syrah com estagio de 12 meses em barricas de carvalho. Um vinho de boa intensidade, com notas de frutas maduras, frutas secas e especiarias.

Breaking The Girl – Red Hot
People are Strange – The Doors
Volver a los 17 – Mercedes Sosa
Hotel California – Eagles
Mr. Jones – Counting Crows
Whatever I want – Daniel Lima
No Rain – Blind Melon

vinho e rock6

E eu só no chamego com meu sommelier preferido, o Croquete.

IMG_6383

.

Vinho, Rock e Chamego, tem coisa melhor? Desconheço.

.

instagram.com/gustavogiacchero

instagram.com/daniellimalab

seuvin.com.br