“Começamos o semestre homenageando a Semana de Arte Moderna de 22 e terminaremos em homenagem o modernismo na literatura de Ulysses, de James Joyce. É um dos livros mais clássicos do mundo, publicado em fevereiro de 1922, que já faz 100 anos e revolucionou a forma de se escrever. As 700 páginas descrevem um único dia de rotina de dois homens Leopoldo Bloom de 38 anos e Stephen Dedalus de 22 anos em 16 de junho de 1904, na capital da Irlanda. No dia 16 de junho é celebrado no mundo inteiro o Bloomsday em Dublin em que se repete o trajeto de Bloom descrito no livro. Ao ler Ulysses, comecei a ver nele os meus dias e achei genial a história”, ressalta Renato.

IMG_5355

O primeiro prato foi o Haddock Irlandês, maravilhoso e pode ser servido tanto de entrada como principal. O peixe defumado foi cortado em cubos e mergulhado em um delicioso e espesso caldo de creme de leite, tomates e queijo cheddar inglês, do bom.

 IMG_5327

Fica ótimo também com acréscimo de grana padano ou parmesão ralado e uma maçaricada, receita rápida de ser feita e perfeita para o inverno.

IMG_5334

Como estamos na temporada de truta fresca, apreciamos o peixe na manteiga de raíz forte, limão e dill. Para acompanhar, dois purês, um de beterraba assada com suco de laranja e outro de ervilha com vinho branco. Um prato delicado, que remete ao norte europeu.

IMG_5342

No terceiro prato fomos convidados a subir as escadas e apreciar o calor da lareira.

IMG_5350

Nada mais do que uma sopa mesmo, o consome de stout com batata e caldo de frango foi acrescido de salsichão picado e sour cream de cebolinha. A stout é um estilo de cerveja irlandesa encorpada com amargor e gosto de café, sendo a Guiness a marca mais famosa. Como anda difícil de ser encontrada, fomos de Wäls Petroleum no lugar.

IMG_5353

 

Inclusive minha escolha de drink para iniciar a noite foi o Black Velvet, cerveja stout Wäls Petroleum com espumante Courmayeur.

IMG_5298

Ao molho de whisky Glenfiddich Single Malt o steak de filé finalizado com creme de trufas acompanhou batatinhas e cogumelos ao bacon, um luxo.

IMG_5357

 

A certeira combinação de carne com batata com toques sofisticados.

IMG_5363

Um bolo bem inglês, o chocolat fudge cake, foi regado de duas caldas, caramelo de whisky irlandês Jameson Ipa envelhecido em tonéis de cerveja e calda de Bayles, o original creme de licor irlandês Baileys Irish Cream.

IMG_5369

No bar de whiskys,

IMG_5293

destaco o Hibiki Japanese Harmony, que espetáculo.

IMG_5318

Não poderia deixar de repetir a dose do precioso vermute italiano Carpano Antica Formula.

IMG_5324

Essa foi o abre alas para os vinhos da Casa Rio Verde que harmonizaram com os pratos.

IMG_5320

No Renato Quinto é sempre assim, um show de culturas e sabores! As matrículas para o próximo semestre já estão abertas.

.

Mais Renato Quintino no Degustatividade

.

Renato Quintino Gastronomia

Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.renatoquintino.com.br