Não imaginava o quão espetacular poderia ser um vinho feito lá para os lados da Holanda e da Bélgica, terra da cerveja. Fui para a aula do Renato Quintino curiosa para desbravar esse terroir de clima frio e úmido, com poucas horas de sol ao longo do ano, nada propício para o cultivo de videiras, porém bastante curiosa para descobrir novos rótulos que sequer chegam no Brasil.

IMG_0315

Renato trouxe na mala dois excelentes vinhos holandeses e outro belga também surpreendente para a aula de vinhos e harmonização “Volta ao Mundo em 80 Uvas”.

IMG_0336

O fato é que a vitivinicultura na Holanda e na Bélgica vem se desenvolvendo em decorrência da elevação da temperatura do planeta e do surgimento de novas variedades de uvas resultantes de cruzamentos, que são mais resistentes aos fungos e amadurecem mais rapidamente.

IMG_0363

É o caso das variedades Johanniter, Solaris, Cabernet Blanc, Cabernet Dorsa, criadas em institutos de melhoramentos há mais de 50 anos e que dão origem a vinhos incríveis.

IMG_0271

Para acompanhar essas maravilhas o menu foi baseado em comidas típicas desses dois países como o croquete de camarão servido com maionese de páprica,

IMG_0321

o Galeto assado com ervas e especiarias,

IMG_0283

(e foi um galeto inteiro para cada! Nem acreditei que comi tudo)

IMG_0346

o Vlaamse Karbonade, que se assemelha a nossa carne cozida, porém com ameixas pretas secas

IMG_0372

e o Brioche, caramelo de flor de sal, ganache de chocolate, chantilly, mirtilo, avelã.

IMG_0382

A cada taça que se enche os alunos vão para a varanda para uma análise sensorial e troca de experiências e vivências, casos e percepções, alegria e descontração.

IMG_0299

“É feita uma identificação do vinho também pela uva, porém seus aromas e sabores variam demais dependendo de onde ela é plantada. Então a minha proposta para esse ano é trazer as uvas e suas diferenças em cada terroir”, conta Renato sobre seus planos para as aulas de vinhos e harmonização.

IMG_0383

.

Mais Renato Quintino no Degustatividade

.

Renato Quintino Gastronomia

Rua Cristina, 1175, São Pedro, Belo Horizonte, MG, Brasil

www.renatoquintino.com.br