Enquanto estávamos em lockdown, o projeto “Na Mesa com a Agnes” apresentou uma edição em homenagem a quarto artistas brasileiras, na criação de uma caixa com quatro tempos para serem finalizados em casa em um jantar on line com a Agnes.

IMG_2401

Todos os ingredientes vieram separados e devidamente etiquetados.

IMG_2400

Obras de Mira Schendel, Tarsila do Amaral, Lygia Clark e Beatriz Milhazes foram fonte de inspiração para transformação dos ingredientes. Fiquei encantada com o menu aquarelado à mão pela Agnes.

IMG_2399

Mesa pronta com dobradura de guardanapos em flor de lotus, a postos para o início da live.

IMG_2405

O jantar foi extremamente fácil e prático de ser executado. Veio um maravilhoso patê de campanha com base de folha de arroz e sobre ele derramamos uma folha de aspic com letrinhas que remetem à obra “Abstração da Escrita” de Mira Schendel. A artista plástica suíça radicada no Brasil fez grande quantidade de desenhos em papel de arroz, conhecidos também como Monotipias.

IMG_2423

O segundo prato foi uma “Salada Antropofágica” representada pelo carpaccio de carne e palmito com folhas baby. Cada ingrediente representa um elemento do quadro  Abaporu (1928), símbolo do Movimento Antropofágico, de Tarsila do Amaral, o qual foi dado de presente ao marido, Oswald de Andrade. Servi em um prato azul, como é o fundo do quadro.

IMG_2430

Havia opção de galeto ou atum para o prato principal, ponto de partida para a obra “Bicho”, uma das melhores produções artística feita por Lygia Clark. No mesmo papiltte do atum estava o talharim de legumes e foi só aquecer por 10 minutos no forninho. A parte veio a farofa de foie gras, para ser aquecida ao microondas.

IMG_2501

Outra opção era o papilotte de galeto e cogumelos salteados, acompanhado da mesma farofa. Ambos os pratos estavam divinos!

IMG_2502

A inspiração para a sobremesa foi a obra “Beleza Pura” de Beatriz Milhazes, com a exploração incansável da cor em construções circulares. Partimos de uma superfície de Pana cotta, na qual inserimos guloseimas na construção do doce.

IMG_2510

A caixa teve o investimento de R$320 para duas pessoas, com as receitas para serem repetidas em outras ocasiões. A próxima edição será elaborada para comemoração do Dia das Mães.

.

Na Mesa com a Agnes

instagram.com/acasadaagnes