A terceira confraria de aromas da LuluVinhas veio nessa bolsa elegantérrima que a designer Nana Valle confeccionou especialmente para a ocasião.

IMG_1522

 

Dessa vez o menu foi preparado pelo Cristovão Laruça, chef português restaurante Caravela e do gastrobar Capitão Leitão para acompanhar o vinho que recebemos às cegas. Veio um fio de cobre junto e no final da experiência descobrimos para que as meninas mandaram essa invenção.

IMG_1528

 

Foram mais cinco aromas a serem explorados e acrescentamos na caixa LuluVinhas. As meninas, Eveline e Vanessa, preparam os aromas de acordo o que com está presente no vinho da noite, que dessa vez foi da importadora Prem1um. O potinho de número 3 é do mesmo grupo da lavanda (que inclusive foi o meu palpite), das flores azuladas e o aroma era o de violeta. Falaram minhoca no número 17 e não deixa de estar certo, já que era o aroma de terra. No 18 o nariz bem afundado no potinho percebemos facilmente o couro. Bem forte e que remeteu a diversos cheiros, a fumassa é o descritivo do potinho 20 e qualquer coisa resultante de defumação pode ser considerado um acerto, como BBQ por exemplo.

IMG_1543

 

Além da bolsa exclusiva da Nana Valle, o porta-guardanapo também foi um mimo da designer para as LuluVinhas participantes dessa noite. Arrumei a mesa com porta-copos e porta-talheres da Linha Vulcânica Degustatividade da Marble Design Pieces.

IMG_1553

 

Após as apresentações, cheiradinha nos aromas e bebericadas no vinho, começamos a degustação dos pratos pela chamussa, um tipo de pastel de massa filo tipicamente português e o chef recheou essa maravilha crocante com leitão desfiado.

IMG_1574

 

Eu já tinha provado o taco mineiro quando o Cristovão lançou esse criativo prato especialmente para o Dia nacional do Tropeiro, que foi comemorado na Rua Sapucaí em novembro do ano passado.

IMG_1578

Repeti essa delícia no Capitão Leitão em novembro e tive o prazer de reviver mais uma vez na confraria. A tortilha de fubá de canjica é recheada de leitão desfiado, vinagrete de goiaba, jiló melado e pimenta biquinho defumada.

IMG_1586

Na vez do arroz de leitão ao forno com um maravilhoso chouriço em cima, foi o momento de revelação do vinho. Apegadas Douro Banks é um vinho de corte das castas tradicionais do Douro, com predominância de Tinta Roriz, Touriga Franca, Tinta Barroca e Touriga Nacional. Essa última casta explica a seleção do aroma de violeta que as meninas enviam no kit. O professor Márcio Oliveira contribuiu para agregar conhecimento de qualidade a cerca do mundo do vinho com seus comentários ao longo do jantar.

IMG_1599

O simples mousse de chocolate foi elevado nessa versão já que foi defumado e acrescido de flor de sal e amêndoas. Nessa última etapa do jantar ainda fizemos a associação de sentir o defumado no chocolate, no vinho e confirma com o vigésimo aroma da caixa.

IMG_1609

E sabe pra que tal fio? Mergulhamos o cobre na taça para dar envelhecimento ao vinho. A cada 1 segundo em contato com o líquido é como se o vinho tivesse envelhecido 1 ano. Interessante, não?

.

É certo que a percepção de aromas vem de um banco de dados olfativo que vamos construindo ao longo da vida. Para aumentar a capacidade das “narebas” é recomendável que cheiremos bastante e com atenção para fixar na memória e podermos identificar na taça os inúmeros prazeres que o vinho pode nos proporcionar.

A confraria está se superando a cada encontro, hein meninas! Parabéns pelo sucesso!

.

LuluVinhas na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/206_Experi%C3%AAncia-Sensorial-LuluVinhas.pdf