Em fase de transição para o vegetarianismo, o chef Caio Soter do Alma Chef elaborou uma aula rica em sabores, provando que mesmo sem carnes o jantar pode ser completo, elegante e delicioso. Garanto que esse curso vai agradar tanto os vegetarianos natos como aqueles que querem reduzir o consumo de proteína animal e até mesmo carnívoros podem se surpreender.

IMG_2731

 

A combinação do sabor adocicado da manga com o creme azedo, a crocância da telha de arroz negro e o toque da pimenta biquinho explode na boca! Caso use broto de agrião na decoração, ainda haverá o acréscimo de uma nota amarga. Assim tem início essa aula show cheia de detalhes. Essa telha de arroz negro pode, que pode ser feita também de angu, serve de apoio para o tartar de manga quando feita mais grossa. Em versão fina pode servir para decorar.

IMG_2740

 

Gosto muito do jogo de cores que o Caio trabalha em seus snacks. O taco vegano contrasta o verde com o roxo e alem de ter uma linda apresentação, não dá vontade de parar de comer. Guacamole de avocado com repolho defumado vai bem em cima de uma tortilha de Rap 10 tostada em frigideira. Coentro não pode faltar, por favor! Mas se não gostar de jeito nenhum, pode usar salsinha em substituição.

IMG_2752

 

Dá muito certo combinar queijo azul com nozes e maçã verde! A recomendação do chef é o queijo mineiro tipo Gorgonzola Dolce da Serra das Antas devido a sua extrema cremosidade. Para servir como base, um pão Dantan da Cum Panio vai bem.

IMG_2776

 

Uma simples abóbora pode virar um aperitivo, depois de ser marinada por no mínimo quatro horas em suco de laranja, vinagre de vinho branco, alho, alecrim, gengibre, pimenta, tomilho, louro e mel dentre outras especiarias. Depois é só tostar, acrescentar raspas de limão e um toque de colhada seca para servir.

IMG_2780

 

O canapé de moqueca de banana da terra faz muito sucesso também. O segredo está no molho com leite de coco e bastante alho, cebola, pimentão tomate, dedo de moça e coentro, sempre bem vindo. A banana não deve estar nem tão verde e nem tão madura. No uso de arroz branco para a telha de base, será necessário fritar já que tem mais amido.

IMG_2786

 

Dos meu pratos preferidos do Caio, esse gnocchi de baroa com texturas de cogumelos passou por várias versões até chegar nesse espetáculo. Já comi incansáveis vezes e desde o cheiro que exala já me faz salivar. Pocini, portobelo, eryngui e shitake são apresentados em variadas formas de preparo, desde salteado em frigeira e até ao forno de forma a assemelhar a um bacon.

IMG_2796

 

A parmegiana de abobrinha pode ser feita em fritura por imersão ou numa versão mais “light” ao forno. Para acompanhar um belo pomodoro declaçado no vinho tinto e um purê de abobora. O queijo canastra do Miguel que vai em cima pode ser derretido no forno ou com o uso do maçarico.

IMG_2809

 

Sobremesa vegetariana não é mistério. Gosto muito do uso de frutas em combinação quente/gelado como nessa maçã assada com calda gelada de lavanda.

IMG_2813

 

A aula foi tão boa que na edição seguinte do próximo mês lá estava eu novamente marcando presença. Entre os snacks estavam  também a melancia com boursin e o canapé de ovinho com o Queijo Canastra do Miguel.

IMG_3582

 

Mais uma vez apreciando o gnocchi de baroa com texturas de cogumelos.

IMG_3591

 

Arroz caldoso da horta foi o prato principal dessa vez com mini legumes orgânicos da Ilma Corrêa.

IMG_3611

 

Mais uma receita de sobremesa com fruta. Morangos orgânicos, redução de balsâmico e gelato de manjericão.

IMG_3621

Prepare para comer bem, aprender muito e anotar o máximo de detalhes possíveis para tirar um bom proveito da aula. O Caio tem muita paciência em explicar qualquer procedimento que seja necessário, inclusive simplifica as receitas para que possa ser reproduzida em casa.

.

Caio, não me canso de repetir os cursos!

.

Mais Degustatividade no Alma Chef:

http://degustatividade.com.br/?s=Alma+Chef

.

 

Alma Chef | Casa de Gastronomia

Rua Curitiba, 208, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil

almachef.com.br