Um cenário perfeito, ao por do sol cinematográfico cercado de videiras especialmente cuidadas para produzirem vinhos de alta gama.

IMG_9509

É nesse contexto que acontecem jantares comandados pelo chef de maior evidência na gastronomia contemporânea da Argentina.

IMG_9425

Desde o ano passado, durante a vindima, Gérman Martitegui transfere a equipe do Tegui de Buenos Aires para a vinícola SuperUco em Mendoza para executarem um menu de 9 passos harmonizados a AR$4.600 por pessoa.

IMG_9397

Recepção com espumante Zordal Extra Brut.

IMG_9395

Os insumos são colhidos nas redondezas do Vale do Uco, a um raio máximo de 20km do restaurante, fonte de pesquisas de Martitegui para levar o terroir local à mesa. O espetáculo começa com folhas de uva das parreiras ali do lado que foram desidratadas e serviram como torradas para o purê de pitache e kefir. Concentrada de sabor, a maçãzinha de apenas 3cm, folhas de agrião colhida no dia com gotas de creme de limão e sopa de melancia com talo de ruibarbo em cima compõem os aperitivos selvagens.

OQUQ2433

Sabores cítricos me encantam e são extremamente bem trabalhados pelo chef como pude contatar no tiradito de pêssego verde com kefir de cebola, azeite de tangerina, azeite de açafrão e pó de alho negro, que é ralado na hora como se fosse uma trufa mendoncina.

ILHO2082

Harmonização com vinhos especiais da família Super Uco.

IMG_9420

A cada manhã são colhidos apenas os 50 melhores tomates Florentinos orgânicos e os servem despelado e confitado no azeite de oliva prensado com manjericão, regado pelo seu próprio molho de cocção.

VQLC1335

A humita é como se fosse a nossa pamonha e foi recheada com uma coxa de perdiz.

IMG_9448

Eis que chega à mesa uma cocha de alface com uvas descascadas manualmente, picles de cebola, amêndoas e somos convidados a levantar da mesa para terminar o prato com um cabrito.

IMG_9479

Em formato de shawarma cada parte do cabrito assado ao ar livre na brasa foi disposta em camadas e ao corta-las transversalmente podemos apreciar os cortes como um todo.

WBSN6827

Pensa num churrasco perfeito…

JINN0782

De volta à mesa um ovo caipira cru é jogado na panelinha quente de ferro para ser cozido no saborosíssimo caldo de galinha por um minuto até chegar no ponto perfeito.

EOEX7220

Peras baby com mel de uva e granita de chinchil, erva típica de Mendoza foi a primeira sobremesa.

VUFK1029

Incrivelmente a segunda sobremesa foi feita com cebola cozida na lenha por 8 horas recheada de figos e iogurte de leite de cabra.

IMG_9580

Por do sol sob as vinhas.

THWH3425

A noite vai esfriando e prontamente chega alguém com um poncho para te aquecer.

IMG_9458

German Martitegui, o chef contemporâneo mais aclamado da Argentina.

IMG_9570

Inesquecível!

TeguiSuperUco na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/155a_TeguiSuperUco.pdf

.

Tegui SuperUco

Ruta Provincial 94, Vista Flores, Valle del Uco, Mendoza, Argentina

www.tegui.com.ar