Superalimento é um termo usado para definir produtos ricos em nutrientes como o ovo, o espinafre, quinoa, algas e muitos outros. As algas marinhas são ricas em minerais, vitaminas, proteína, ômega 3, fibras, antioxidantes, sendo consideradas um superalimento, já que apresentam inúmeros benefícios à saúde. São capazes de prevenir e tratar doenças como câncer, diabetes e hipertensão de formal natural. A alga nori em folhas já é bastante conhecida por nós principalmente quando é enrolada em makis típicos da culinária japonesa. Há várias outras formas de consumo e o chef Lair Rodrigues do Udon Lourdes apresentou algumas possibilidades em um menu degustação especialmente criado para o jantar de lançamento nacional da alga Samhae, marca coreana recém-chegada ao mercado pela importadora Benassi.

watermark_26-10-2018_01-13-28PM

A maneira mais saborosa de se apreciar a alga Samhae, a meu ver, é em folhas secas. Sobre uma lâmina de nori, o sushiman serviu vieira selada no maçarico com ovas massago, alho negro, flor de sal e um leve toque de azeite trufado, o prato que mais me agradou.

watermark_26-10-2018_01-14-38PM

As folhas secas também são lindas para decorar e foram posicionadas entre os cubos de atum selados cobertos com ovas de massago e tobico. Um purê de cará temperado com flocos de alga Samhae serviu de acompanhamento a esse prato principal. Seja em formato de folhas ou flocos, as algas dão uma crocância especial aos pratos.

watermark_26-10-2018_01-15-02PM

Flocos de Samhae também foram usados no gohan (arroz japoês) coberto com sashimis de atum, salmão, peixe branco temperados com furicaque, condimento seco tipicamente japonês.

watermark_26-10-2018_01-15-50PM

Para o salmão picado na ponta de faca com limão taiti e siciliano foram usadas duas texturas da alga: em cima e ao redor do tartar. Em contato com o salmão a alga amolece, assim como nos makis e perde a crocância.

watermark_26-10-2018_01-18-11PM

A alga também pode ser servida nessa textura macia quando reidratada e entremeada na massa udon por exemplo, sendo versátil até para pratos quentes. O menu incluiu essa opção e o udon ao curry e nori foi servido com um belo camarão VG grelhado.

watermark_26-10-2018_01-15-27PM

Sashimi de atum com crispy de alga ao molho ponzu e fio de azeite trufafo, mais uma das possibilidades de serviço da alga.

watermark_26-10-2018_01-14-17PM

Até na sobremesa teve alga. Um biscoito de nori ornou e deu sabor extra ao sorvete de wassabi com peti gateau de limão siciliano. Inclusive a alga pode ser apreciada pura, como um snack, salgadinho nutritivo e de baixa caloria indicado para quem faz dieta e cuida da saúde.

watermark_26-10-2018_01-16-12PM

Em breve a Samhae estará disponível nos supermercados de BH. A chegada da alga Samhae ao Brasil é fruto de um investimento do Governo Coreano no mercado nacional. A negociação foi feita por meio da Benassi Oriental, uma ramificação da Benassi focada em produtos orientais e a Kotra (Korea Trade-Investment Promotion Agency). A Kotra é a Divisão Comercial da Embaixada da República da Coreia e tem como principal objetivo promover relações comerciais bilaterais e ser uma plataforma de negócios entre empresas coreanas e brasileiras. A Câmara identifica oportunidades e fazem a intermediação entre o governo coreano e o mercado brasileiro. Especificamente neste caso, esta alga tem muito a ver com o público, que tem demandando cada vez mais produtos saudáveis e naturais.

.

Ana Sandim (Ingrediente da Vez), Eu e Lili Miarelli (Ares de Cozinha) adoramos!

IMG_3894

IMG_3895

.

Alga Samhae na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade BH:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/140a_ColunaGastronomia_Alga-Samhae.pdf

.

Mais degustatividade no Udon:

http://degustatividade.com.br/?s=udon

.

Udon

Rua Gonçalves Dias, 1965, Loudes, Belo Horizonte, MG, Brasil