Uma noite especial: apreciar o menu vencedor do MasterChef profissional 2017, servido pelas próprias mãos do chef Pablo Oazen, o mineiro de Juiz de Fora proprietário do Garagem Gastrobar e do Bull e Beer. Pablo começou na gastronômica fazendo sushi em Lisboa. Nos seu cinco anos em Portugal passou por restaurantes sofisticados como o  Quinta de Catralvos e rodou por países vizinhos. Na Espanha eve oportunidade de trabalhar com Ferran Adrià e na França atuou no Au Comté de Gascogne, detentor de uma estrela Michelan. De volta ao Brasil, trabalhou com Erick Jacquin no La Brasserie.

O Alma Chef convidou Pablo Oazen para reviver essa grande vitória do reality gastronômico exibido pela Band no ano passado. Para harmonizar com os pratos, o sommelir Gustavo Giacchero selecionou três espanhóis, sendo um branco biodinâmico com passagem por madeira, um sauvignon blanc chileno bastante aromático e um argentino moscatel.

temp_1

 

O menu campeão do MasterChef Profissional 2017 se iniciou com um simples fígado de galinha em forma de gnocchi, apresentado com sofisticação ao receber um consommé de ameixa preta servido na mesa. É preciso juntar na mesma colherada todos os elementos que compõe o prato para melhor apreciação da combinação do caldo adocicado (e não leva açúcar) com o salgado do fígado e do crouton.

Harmonização: Cava Ramiro Segundo (Espanha)

IMG_0142

 

 

Dos meus preferidos da noite, o mexilhão no vapor combinou perfeitamente com o creme de agrião defumado. O sabor da folha quase não se percebe pois o bacon adicionado para defumar sobressai em meio a mistura de agrião e capuchinha. A flor de capuchinha colore e decora o prato. Batatas chips foram acrescentadas em relação à receita original do programa masterchef, para dar uma crocância ao prato.

Harmonização: Ilata Sauvignon Blanc (Chile)

IMG_0139

 

 

A truta escondida debaixo do carpaccio de pupunha revelou sabores intensos, enaltecidos pelas ovas de salmão e pancs que também embelezam o prato. O peixe foi reachado com paçoquinha, mas em quantidade que fez me falta. Não que seria essencial para o sucesso da receita, mas já que foi escolhida para o recheio, poderia ter sido mais presente.

Harmonização: Beso de Vino Macabeo (Espanha)

temp3

 

 

Ponto alto do jantar foi a língua perfeitamente cozida, suculenta e macia, acompanhada do seu próprio molho de cozimento e cenourinhas orgânicas glaceadas com pistache para dar crocância. Arrancou suspiros dos comensais e com razão, estava dos deuzes!

Harmonização: Cuvi Jovem (Espanha)

IMG_0141

 

 

A versão de Romeu e Julieta do materchef Pablo Oazen ganhou forma da goiaba, uma obra de arte em forma de fruta que ao ser cortada mostrava a goiabada a ser apreciada com catupiry e queijo Canastra.

Harmonização: Sol Far Soul (Argentina)

image1

A última sobremesa ainda conseguiu surpreender, intitulada “Pão, Café com Leite e Telha Feita nas Coxas”. Trata-se de um sorvete de pão na chapa com espuma de doce de leite e telha de café. Sensacional.

temp_2

Harmonizou com drink de café cold brew, chivas, tangerina e limão perfeitamente executado pelo bartender Alexandre Loureiro

 

temp

 

Que noite fantástica! Obrigada pela emoção, Pablo!

unnamed

.

Mais Degustatividade o Alma Chef:

http://degustatividade.com.br/?s=alma+chef

.

Alma Chef – Casa de Gastronomia

Rua Curitiba, 2081, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil

almachef.com.br