O maior bioma mineiro, cheio de riquezas gastronômicas a serem exploradas, está tomando força e ganhando espaço entre os chefs de cozinha de BH. Ingredientes típicos do Cerrado como buriti, pequi, baru, cagaita, coquinho azedo aparecem cada vez mais nos pratos. No Xapuri, o chef Flávio Trombino tem o “Saudades do Cerrado” como um dos pratos que faz mais sucesso no restaurante, composto de miolo de alcatra serenada na chapa à manteiga de garrafa, cebolas roxas, moranga e batata doce rústica, acompanhadas por vinagrete de coentro e pimenta dedo-de-moça, farofa de baru e arroz pequi.

saudades do cerrado

Já o chef Leonardo Paixão estampou o Cerrado em uma das melhores sobremesas que já experimentei no Glouton, “Cerrado Mineiro” feita com coulis de coquinho azedo, sorbet de cagaita e pó de buriti.

cerrado mineiro

Periodicamente o chef Jaime Solares serve uma galinhada com pequi no Borracharia Gastrobar e o chef Frederico Trindade usa o pequi em uma farofinha que acompanha o chorizo de Angus serenado junto com mandioca frita e manteiga de garrafa.

 .

A Região do Cerrado Mineiro foi a primeira do Brasil a conquistar uma Denominação de Origem (D.O) para o café. São 55 municípios localizados no noroeste do Estado de Minas Gerais e cerca de 4.500 produtores de café. A cafeteria Dulcerrado promoveu recentemente uma experiência sensorial do café harmonizado com produtos típicos do Cerrado apresentados em pratos elaborados pelo Danilo Simões Coelho, coordenador do Curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio.

Drink Coldbrew com extrato de café, essência e maçã verde de água gaseificada.

IMG_0008

Para as entradinhas Danilo apresentou a cagaita em forma de molho que regou o atum com broto de abóbora, o cajá-manga que foi integrou o gaspacho e o queijo do Cerrado que foi servido com carne de sol, óleo de pequi e couve desidratada.

IMG_0012

Gaspacho de cajá-manga

IMG_0014

Queijo do Cerrado, carne de sol, óleo de pequi e couve desidratada

IMG_0010

O café do Cerrado foi usado na granita de amora preta e nos drinks que harmonizaram com os pratos, dando um toque especial.

IMG_0013

Drink Balaio do Café – vodka, extrato de baunilha, café e laranja.

IMG_0015

No prato principal teve molho de buriti em cima da costelinha com purê de baroa.

IMG_0007

As castanhas de pequi, baru e coquinho azedo fizerem parte do semifredo de chocolate branco com coulis de umbu de sobremesa.

IMG_0009

Semifredo de chocolate branco com coulis de umbu de sobremesa.

IMG_0017

A Dulcerrado é uma iniciativa da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer, e lançou no mercado um clube de assinaturas de cafés selecionados dos melhores produtores da região. É possível inclusive escolher se prefere receber o café moído ou em grãos.

IMG_0016

No endereço eletrônico dulcerrado.com.br se encontram os produtos e maiores detalhes. Um projeto que valoriza os sabores incríveis que podem ser extraídos desse nosso Cerrado!

A experiência aconteceu no Restaurante Trindade.