Ao longo de 10 anos de sucesso, a Alessa Gelato & Caffè levou mais de 20 prêmios. Para comemorar em grande estilo, os anfitriões Andréa Manetta e Francisco Terroba prepararam um evento que reúne 10 dos melhores chefs de BH.

Andréa Manetta e Francisco Terroba

Cada mês um dos 10 chefs criará uma receita autoral e exclusiva com sorvete Alessa para servir em seu restaurante e também na Alessa, em Lourdes.

Os Chefs:
Abril: Leonardo Paixão (Glouton)
Maio: Hendres Almeida – China (Gomide)
Junho: Remo Peluso – (Província Di Salerno)
Julho: Caetano Sobrinho (A Favorita)
Agosto: Rodrigo Fonseca (Taste Vin)
Setembro: Marise Rache (D’Artagnan)
Outubro: Matheus Paratella (Paratella)
Novembro: Flávio Trombino (Xapuri)
Dezembro: Cristóvão Laruça (Caravela)
Janeiro: Ivo Faria (Vecchio Sogno)

.

O chef Leonardo Paixão vai inaugurar o projeto com uma invenção inusitada: sorvete de bala Halls preta com banana e pó de carvão de menta servido sob torta de doce de leite Alessa com nibs de cacau.

Leo alessa

 Já o chef Flavio Trombino do Xapuri promete uma sobremesa bem mineira: sorbet de mexiriquinha com folha de ora-pro-nóbis cristalizada e calda de nutella com cachaça envelhecida em umburana infusionada na baunilha. As peripécias dos chefs não param por aí. “Trem bão sô” vai ser a sobremesa do chef China do Gomide que será composta de banana, queijo minas, melado de cana e pipoca de arroz para harmonizar com sorvete de garapa comum toque de limão siciliano.

Hendres Almeida, Leonardo Paixão e Flávio Trombino

O chef Cristóvão Laruça do Caravela vai usar castanha portuguesa e vinho do Porto na receita, em homenagem ao seu país de origem. A sobremesa do Matheus Paratella já tem nome: “Tutto nocciola”, tudo avelã, e será uma espécie de profiterole recheado com sorvete Alessa de avelã, crocante e calda de avelã. O chef é ítalo-brasileiro e morou 20 anos na Itália.

André de MeloMatheus Paratella , Andréa Manetta e Cristóvão Laruça

Caetano Sobrinho, chef do A Favorita, está bolando uma queca de castanhas brasileiras com sorvete de queijo minas e calda quente de doce de leite Alessa. Para encerrar com chave de ouro, uma criação do chef Ivo Faria que promete!

Paulo Vasconcellos, Rodrigo Fonseca e Caetano Sobrinho

O coquetel de lançamento agitou os chefs de BH com uma noite regada a espumante, aperitivos do Bravo Catering (chefs André de Melo e Paulo Vasconcellos) e muito sorvete Alessa, é claro!

unnamed (4)

Os clientes que experimentarem todas as sobremesas, ao final da ação receberão um livro com as receitas e também sorvetes para repetir em casa as criações. A largada será dada em abril. Preparem-se!

unnamed

Fotos: Fernando Rainier –  Digital Gourmet

.

Alessa Gelato & Caffè é uma gelateria italiana bem charmosa no badalado bairro de Lourdes. Já tem franquias em Búzios e Uberlândia. O processo de fabricação dos sorvetes é artesanal, seguindo critérios rígidos de qualidade. São 44 sabores disponíveis no cardápio, criados pelo mestre sorveteiro Mario di Rauso, italiano com mais de 40 anos de experiência. São utilizados na fabricação frutas frescas, creme de leite fresco, doce de leite feito toda semana, chocolate holandês 80% cacau, dentre outros insumos de qualidade.

Tudo é feito de forma natural, sem corantes, aditivos, insumos artificiais ou processos industrializados. Alguns dos sabores são: manga com gengibre, laranja com pêssego, canela, amêndoas, mascarpone, tiramisù, zabaione, doce de leite com coco, pé de moleque, chocolate gianduia, chocolate branco e chocolate Andrea. O Centro de Produção está apto para criar também sabores especiais, sob encomenda, e de lá já saíram sabores surpreendentes como rúcula, alecrim, orégano, dendê, rosas, lavanda, azeite trufado, pimenta negra, grapefruit, chocolate com pimenta, champagne e cabernet sauvignon.

Além da variedade de sorvetes, a carta apresenta sundaes, walfles, crepes, shakes, brownies, profiteloles, tortinhas de sorvetes, uma infinidade de sobremesas e até drinks com sorvete! Uma taça de Chandon harmoniza muito bem com sorbet de framboesa e macaron de pistache, segundo a proprietária Andréa Manetta. Cerveja Backer, Whiskie e licores também fazem parte do cardápio de bebidas.

macarron de pistache

Fiquei muito feliz em participar desse projeto! Obrigada, Andréa querida!

Mais Degustatividade na Alessa:

http://degustatividade.com.br/?s=alessa

Alessa na minha coluna de gastronomia do Jornal da Cidade:

http://degustatividade.com.br//wp-content/uploads/2015/07/72a_ColunaGastronomia_Alessa10anos.pdf

.

Alessa Gelato & Caffè

Rua São Paulo, 2112 – Lourdes, Belo Horizonte – MG

www.alessagelato.com.br