O que o pão de queijo mineiro tem a ver com os azeites espanhois? A Apãodequeijaria promoveu esse encontro inusitado e o resultado poderá ser conferido a partir do dia 04 de maio, sempre a partir das 19h, na loja que fica localizada na Savassi. O nosso objetivo foi unir à mesa dois produtos que carregam consigo o melhor da cultura gastronômica de regiões que possuem uma ligação muito forte com a comida. O resultado foi surpreendente. Os azeites monovarietais deram um toque especial aos pães de queijos, que são uma especialidade do nosso povo”, afirma Mario Santiago, da Apãodequeijaria.

Post Facebook 2015 Week 04 A01-04(1)

De acordo com ele, combinações como a do sabor levemente picante e com notas de amargor do azeite tipo hojiblanca com o queijo Canastra, que possui um sabor forte, meio picante e encorpado, prometem fazer sucesso. “Além dessa, também harmonizamos um azeite mais suave e aromático, do tipo Arbequina, com o queijo Gruyère, que possui uma textura mais cremosa, densa e compacta. O resultado foi um produto com um sabor mais acentuado e aromático”, revela.

O combo que conta ainda com a harmonização de outros dois sabores: azeite do tipo Verdial harmonizado com o queijo de Salitre e azeite Cornicabra com o queijo D’alagoa, será oferecido no cardápio apenas durante as noites. “Por ser um produto diferenciado, resolvemos fazer fornadas especiais que serão servidas sempre a partir das 19h”, afirma.

Harmonizações

– Azeite Hojiblanca (levemente picante e com notas de amargor) com o queijo canastra (produzido artesanalmente a partir do leite cru. O clima, a vegetação, o gado e as peculiaridades Canastra dão a esse queijo um sabor forte, meio picante e encorpado.).

– Azeite Arbequina (Suave e aromático) com o queijo Gruyère (Queijo suíço, de sabor forte e textura cremosa, densa e compacta. Na degustação é frutado, seguindo de um ligeiro sabor de nozes.).

– Azeite Verdial (Frutado e leves notas picantes) com o queijo Salitre (Produzido na região da Serra do Salitre, em Minas Gerais. Possui um sabor forte, com fundo doce e acidez marcante.).

– Azeite Cornicabra (frutado e levemente amargo) com o queijo D’alagoa (Produzido em Alagoa, no Caminho Velho da Estrada Real). Esse queijo é forte e marcante, de cor amarelo-palha, odor e sabor picantes, mais salgado e com maior acidez.

IMG_2817

A degustação abriu o apetite e tivemos que provar as muitas delícias do Mário.

Pão de Queijo Canastra recheado com suculentas lâminas de pernil, bacon, couve frita e queijo Minas. Acompanha polenta frita

IMG_2823

Pão de Queijo recheado de frango grelhado ao pesto mineiro (couve, semente de abóbora, alho, azeite, pimenta do reino e queijo canastra) requeijão de barra e alface americana.

Salada Pedro Lenzi – folhas, tomate cereja, pimentão amarelo, maçã verde, cebola roxa, queijo canastra e condimentos especiais do Pedro Lenzi

IMG_2824

Hambúrguer mineiro – Pão de Queijo recheado com hambúrguer numa combinação de carnes de boi, porco e salaminho italiano, pétalas de cebola na cerveja preta, queijo Minas e alface americana

IMG_2825

Capuccino – Expresso, leite e espuma de leite cremosa com canela

IMG_2826

Doce de leite quente a PDQ – Leite cremoso quente com doce de leite de Viçosa

IMG_2830

Muito obrigada pelo convite!

Mais A Pão de Queijaria no Degustatividade:

http://degustatividade.com.br/?s=A+P%C3%A3o+de+Queijaria

 

A Pão de Queijaria

Rua Antônio de Albuquerque, 856, Savassi, Belo Horizonte, MG, Brasil

https://pt-br.facebook.com/APaoDeQueijaria