Mais que artesanal, artístico!

Assim pode ser denominado o processo de fabricação dos sorvetes na Alessa, que seguem o melhor da tradição italiana de gelatos. Critério e rigor estão presentes na escolha de cada um dos ingredientes de preparo do sorvetes Premium Artesanal. Intensa em sabores e texturas, Alessa oferece mais de 40 sabores com frutas a base de água, frutas a base de cremes, chocolates, cremes e doces de leite.

Os sabores Alessa são resultados de muito trabalho e pesquisa, testados pelos maiores especialistas em sorvetes do mundo: os clientes. Seguem as receitas dos mais tradicionais sorvetes italianos, em perfeita alquimia com nossos ingredientes e frutas exóticas, bem brasileiros.

Os sabores de frutas a base de creme de leite fresco possuem uma textura delicada, elegante, onde se percebe claramente todas as notas das frutas frescas utilizadas. São eles: AMARENA, BANANA, COCO, COCO COM DOCE DE LEITE, COCO LIGHT

Os sabores a base de creme possuem entre 6% e 8% de gordura, provenientes do creme de leite fresco produzido exclusivamente para Alessa, garantindo o teor correto de gordura de um sorvete verdadeiramente Premium. São eles: CREME, BAUNILHA, FLOCOS, CANELA, IOGURTE NATURAL, MENTA COM FLOCOS, AMÊNDOAS, CASTANHAS AO CREME, NOZES COM FLOCOS, PISTACHE, MINEIRINHO, ROMEU & JULIETA, NEGRESCO, CAPPUCCINO, MASCARPONE, TIRAMISÙ, TRAMONTANA, ZABAIONE.

Curiosidades:

CREME X BAUNILHA – Apesar da confusão feita, estes sabores de sorvete são bem diferentes entre si.  O sorvete de creme não leva baunilha.  Além disto, o sorvete de Baunilha contém ovos em sua formulação.

AMARENA Cerejinha nativa na Itália, a amarena é usada em calda importada mesclada na base de sorvete de creme.

MASCARPONE – Queijo de sabor doce, muito usado na confeitaria italiana, é leve e cremoso.  Seu sabor específico faz do sorvete Mascarpone Alessa uma excelente base para receber a mescla de frutas silvestres.

TIRAMISÙ – O tradicional pavê italiano que batiza este sabor é feito com camadas de biscoitos tipo champagne banhados no café e vinho (ou conhaque), entre camadas de queijo Mascarpone e polvilhado com chocolate amargo.

ZABAIONE – Batizado com o mesmo nome do tradicional e leve creme italiano, o delicioso Zabaione é feito com creme a base de gemas batidas e vinho Marsala, um vinho fortificado italiano.

Os sabores a base do exclusivo Doce de Leite, são especiais pois o doce de leite é produzido semanalmente, garantindo sua qualidade única. Por ser usado o caramelo em sua redução, o Doce de Leite Alessa adoça com menos quantidade de açúcar, fazendo com que o total de calorias seja bem reduzido. Sabores: DOCE DE LEITE, DOCE DE LEITE ALESSA, DOCE DE LEITE COM FLOCOS, DOCE DE LEITE COM COCO, PÉ DE MOLEQUE, IOGURTE DOCE DE LEITE.

Sabores a base de chocolate – Alessa usa e abusa do chocolate holandês, 80% cacau, que eleva o sabor a uma categoria raramente encontrada. Sabores: CHOCOLATE, CHOCOLATE ANDREA, CHOCOLATE ALESSA, CHOCOLATE COM AMÊNDOAS, CHOCOLATE GIANDUIA, CHOCOLATE BRANCO, CHOCOLATE LIGHT.

CHOCOLATE GIANDUIA – Fonte de inspiração do famoso Nutella, o sabor Gianduia mistura chocolate com avelãs. Foi criado nos idos de 1800 no Piemonte, Itália, para suprir a falta da quantidade necessária de chocolate em um grande evento da realeza.

Degustação de Sorvetes em 9 rodadas com 26 sabores:
1… Frutas a base de água (sorbets): Framboesa, Mixiriquinha, Manga com Gengibre
2… Frutas a base de creme: Banana, Coco, Amarena
3… Cremes básicos: Creme, Baunilha
4… Cremes especiais: Castanhas ao creme, Canela, Chocolate branco
5… Frutos secos: Amêndoas, Pistache, Nozes com flocos
6… Clássicos Mineiros: Mineirinho, Romeu e Julieta, Café com leite
7… Clássicos Italianos: Tiramisú, Mascarpone com frutas vermelhas, Zabaione
8… Chocolates: Azteca (sorbet, 100% cacau), Andrea, Alessa
9… Doces de Leite: Doce de leite, Doce de leite Alessa, Pé de Moleque
Ainda teve rodada extra

… Acompanha o Espresso: Doce de leite de colher, Alfajor clássico, Alfajor de chocolate

IMG_0017

 

Andrea, Muito obrigada pelo convite!!! Não imaginava o tamanho de informações sobre o mundo dos sorvetes.

IMG_0005

Além dos sabores, com mais de 40 variedades, o Centro de Produção está apto para criar sabores especiais, sob encomenda. Sabores exclusivos, criados para determinado evento, ou empresa, ou restaurante e até mesmo para atender aos seus caprichos… Dê asas à imaginação, pois o talento do Mestre Sorveteiro não tem limites.
Inspire-se com algumas de nossas inspirações, já feitas e aprovadas:
RÚCULA, ALECRIM, ORÉGANO, DENDÊ, ROSAS, LAVANDA, AZEITE TRUFADO, AZEITE & LIMÃO SICILIANO, PIMENTA NEGRA, MISK, GRAPEFRUIT, PITANGA, CHOCOLATE COM PIMENTA, CHAMPAGNE, CABERNET SAUVIGNON …e muitas outras!

Marquei uma degustação com Chefs Restauranters e Sommeliers, foi um sucesso!

IMG_1456

Obrigada pela presença, queridos!

Na foto: Américo (Cantina Piacenza), Andréa (Alessa), Leonardo Paixão (Glouton), Flávio Trombino (Xapuri), Léa (Degustatividade), Carla (Comida di Buteco), Mario Santiago (A Pão de Queijaria), Antônio Eduardo (Sommelier Oak), Daniel Roberti (Villa Roberti).

IMG_1461

Alessa

Rua São Paulo, 2112, Lourdes, Belo Horizonte, MG, Brasil
www.alessagelato.com.br