Grande honra poder provar a primeira safra de um vinhedo carioca que conheci ano passado na Serra Fluminense.
Ao contrário do que se espera da potente uva Syrah, principalmente de uma planta jovem, onde os taninos duros prevaleceriam, o JÔ Syrah 2023 está macio, fácil de beber e bem elegante.
Percebemos corpo médio, frutas vermelhas frescas e acidez equilibrada. “Nosso vinhedo é muito pequeno, de propósito, temos apenas 1 hectare. Queremos ter o máximo de cuidado com as plantas para obter a melhor uva possível. A primeira safra foi um teste que rendeu 200 garrafas das variedades Syrah e Sauvignon Blanc. Esse ano a previsão de um aumento de 10 vezes na produção e chegaremos a 4.000 garrafas”, orgulha-se Alexandre Lima, um dos proprietários da Fazenda Joana.
O acompanhamento e vinificação são feitos pela Vitacea Enológica, empresa líder na implantação de novos projetos vitícolas voltados à elaboração de vinhos finos através da técnica da dupla poda. Além da plantação de uvas viníferas há produção de cervejas e laticínios em pequena escala para que os hóspedes possam usufruir de experiências exclusivas a partir da conexão com o interior. Reservas: (21) 99274-9450 / @fazendajoana.
.
JÔ Syrah 2023 na minha coluna de gastronomia do Cidade Conecta.
.
Sobre o soft opening da Fazenda Joana